Superesportes

Grêmio goleia no Olímpico e afunda o Fluminense no Brasileirão: 5 x 1

postado em 20/09/2009 18:02
O Grêmio não encontrou qualquer dificuldade para golear o Fluminense por 5 x 1, no Estádio Olímpico, neste domingo. Com o resultado, o Tricolor gaúcho chegou aos 39 pontos ganhos e passou a ocupar a quinta colocação. Já o Fluminense continua vivendo seu drama e está cada vez mais perto da segunda divisão, seguindo na lanterna da competição com apenas 18 pontos.
[SAIBAMAIS]
A vitória do Grêmio foi desenhada no primeiro tempo quando o time dirigido por Paulo Autuori marcou três gols em apenas 12 minutos e desestruturou a equipe carioca. O time gaúcho manteve a invencibilidade de mais de um ano sem perder no Olímpico. Já o Fluminense não vence fora de casa desde fevereiro e completou oito rodadas seguidas sem vitória no Brasileiro.

Na próxima rodada da competição, o Grêmio vai ao Serra Dourada encarar o Goiás. Já o Fluminense receberá o Avaí no Maracanã. Antes, o Tricolor das Laranjeiras enfrentará o Alianza Atlético (Peru) em Lima, pela Sul-americana.

O primeiro tempo começou com o Grêmio no ataque. Enquanto os tricolores cariocas tentavam se arrumar com seu novo meio campo, o time gaúcho criou sua primeira chance aos cinco minutos. Após cobrança de falta, a bola sobrou para Rever que chutou e o goleiro Rafael defendeu com os pés. A bola sobrou para Herrera que concluiu rasteiro, mas o goleiro tricolor voltou a defender com os pés, afastando o perigo.

O time carioca deu a resposta no minuto seguinte em arrancada de Conca, que entrou pela direita e chutou rasteiro para boa defesa de Victor que espalmou para escanteio. Aos dez minutos, o Grêmio abriu o marcador. Souza cobrou falta pela direita e o atacante Adeilson, ao tentar desviar, cabeceou no canto esquerdo do goleiro Rafael, mas o árbitro Wallace Valente deu o gol para Souza.

O gol animou o time gaúcho que quase ampliou aos 12 em chute do artilheiro Jonas que chutou rasteiro para defesa de Rafael. Aos 16 minutos, Souza cruzou da direita e o zagueiro Gum puxou a camisa de Herrera dentro da área. Jonas cobrou o pênalti no meio do gol e Rafael defendeu, mas o árbitro mandou voltar a cobrança depois de o assistente ter avisado que o goleiro tricolor se adiantou. O meia Tcheco foi o responsável pela nova cobrança e aos bateu, com paradinha, para marcar o segundo gol aos 19 minutos.

Inteiramente perdido, o Fluminense assistiu passivamente ao time gaúcho chegar ao terceiro gol aos 22 minutos. Tcheco recebeu pela direita e cruzou rasteiro. Souza entrou de carrinho para empurrar a bola para as redes da equipe carioca. O Fluminense só voltou ao ataque aos 24 minutos em arrancada de Adeilson que concluiu por cima do travessão. O Grêmio respondeu aos 27 em jogada de Souza que demorou a finalizar e foi desarmado. A bola sobrou para Rochembach chutar para a defesa do goleiro Rafael.

Sem muitas opções de penetração, o time carioca trocava passes pelo meio-campo sem levar qualquer perigo à defesa da equipe gremista. Enquanto isso, o Grêmio ia desperdiçando chances. Aos 31 minutos, Jonas perdeu a oportunidade de ampliar ao adiantar a bola quando estava diante do goleiro Rafael. Aos 37 minutos, o artilheiro gremista desperdiçou nova chance. Herrera tocou de calcanhar para Rochembach que rolou para Jonas que deixou a bola escapar.

O Fluminense só voltou a dar sinal de vida aos 41 minutos quando Conca arrancou pela direita e cruzou para a área, mas não apareceu nenhum atacante do clube carioca para concluir a jogada.

O Fluminense voltou para o segundo tempo alterado taticamente. O time passou a atuar com três zagueiros enquanto o meia Marquinho passou a jogar na lateral esquerda. E o Grêmio quase ampliou aos quatro minutos quando Jonas lançou Herrera que foi desarmado pelo goleiro Rafael que se atirou nos pés do atacante. No minuto seguinte, Marquinho penetrou pela esquerda e chegou a driblar o goleiro Victor mas perdeu o ângulo e foi obrigado a cruzar mas não havia atacantes para concluir a jogada. O Grêmio voltou a ter chance aos cinco minutos quando Herrera fez linda jogada driblando os zagueiros mas chutou fraco e permitiu a defesa de Rafael.

Aos 12 minutos,o Fluminense marcou o primeiro gol. Conca cobrou falta na cabeça de Kieza que cabeceou para o gol. O time carioca nem teve tempo de se animar. Logo na saída de bola, a bola foi lançada para Herrera que tocou para dentro da pequena área e o zagueiro Cássio, de forma desastrado, cabeceou para seu gol, anotando o quarto gol da equipe da casa. No Fluminense, apenas Conca conseguia fazer jogadas inteligentes. Aos 17 minutos, ele deu ótimo passe para Marquinho que chutou cruzado para fora.

O time dirigido por Paulo Autuori criou nova chance aos 22 minutos em chute de Jonas da entrada da área obrigando Rafael a outra grande defesa para evitar o quinto gol. Aos 33 minutos, o equatoriano Urrutia que teve uma atuação discreta quase surpreendeu o goleiro Victor com um belo chute de fora da área, mas Victor fez grande defesa.

Quando os dois times já pareciam conformados com o resultado, o Grêmio marcou o quinto gol aos 39 minutos através de Jonas que se aproveitou da hesitação de Cássio, entrou pela defesa carioca, driblou o goleiro Rafael e tocou para as redes, dando números definitivos ao jogo. Foi o 13; gol de Jonas na competição, assumindo a liderança da artilharia.

FICHA TÉCNICA - GRÊMIO 5 x 1 FLUMINENSE

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 20 de setembro de 2009, domingo
Horário:
16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wallace Nascimento Valente (ES)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e José Ricardo Linhares (ES)
Cartões amarelos: Herrera (Grêmio); Gum, Marquinho, Adeilson e Kieza (Fluminense)
Gols: GRÊMIO: Souza, aos dez e 22 minutos, e Tcheco, aos 19 minutos do primeiro tempo; Cássio (contra) aos 13 minutos, e Jonas, aos 39 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Kieza aos 12 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Victor, Thiego, Réver, Rafael Marques e Bruno Collaço; Adilson (Léo), Rochemback, Tcheco (Renato) e Souza (Túlio); Jonas e Herrera
Técnico: Paulo Autuori

FLUMINENSE: Rafael, Ruy, Gum, Luiz Alberto e Paulo César (Cássio); Diogo, Urrutia, Equi Gonzalez (Marquinho) e Conca: Adeílson (Fábio Neves) e Kieza
Técnico: Cuca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação