postado em 21/09/2009 16:21
Sem perder há quatro jogos no Brasileiro, o Flamengo entrou de vez na briga por uma vaga na Taça Libertadores ao bater o Coritiba por 3 x 0 no Maracanã. Curiosamente, a invencibilidade na competição coincidiu com o fim dos jogos de meio de semana, que forçavam o time a jogar duas vezes num intervalo inferior a sete dias. Para o técnico Andrade e os jogadores, as semanas livres para se treinar foram determinantes para a subida de produção da equipe.
"Sabemos que no calendário do futebol brasileiro normalmente os clubes jogam duas vezes por semana. Mas para a nossa equipe estava tudo muito complicado, pois vínhamos sofrendo com um desgaste muito grande. Vários atletas estavam entregues ao departamento médico e não havia tempo para a recuperação deles. Agora a realidade é outra. Essa turma que estava em tratamento está recuperada, os atletas estão tendo mais tempo para trabalhar e as coisas começaram a caminhar", comemorou o técnico Andrade.
Como foi eliminado da Copa Sul-Americana logo na primeira fase, pelo rival Fluminense, o Flamengo também não vai ter jogos para cumprir neste meio de semana. Com isso, terá mais tempo de preparação para o compromisso do próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), contra o Internacional, no Estádio Beira-Rio, pela 26ª rodada do Brasileirão.
"Novamente será muito importante não termos jogos neste meio de semana. Falo isso porque considero esse jogo fundamental para o planejamento do Flamengo neste Campeonato Brasileiro. Vencemos dois jogos em casa e cumprimos a meta de seis pontos. Aliás, dos 12 pontos jogados nas últimas rodadas, ganhamos dez, um aproveitamento de zona de classificação. Se conseguirmos pontuar no Sul, com certeza entramos ainda mais na briga pela Libertadores. Portanto, ter tempo para se preparar para esta partida é fundamental", analisou Andrade.
O lateral direito Leonardo Moura segue a linha do treinador. "O jogador se sente mais confiante com tempo para trabalhar e colocar em prática nos treinamentos aquilo que vem sendo passado pela comissão técnica. Podemos trabalhar de maneira muito firme para este compromisso contra o Internacional e isso será realmente muito importante", concluiu.