postado em 22/09/2009 14:35
Terça-feira será um dia agitado para o Atlético Paranaense no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Tanto o clube quanto o técnico Antônio Lopes serão julgados e podem pegar penas que variam de multa a suspensão e perda de mando. A começar por uma revista arremessada no gramado por um torcedor no jogo contra o Flamengo, na Arena.
A procuradoria do STJD denunciou o clube no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), ou seja, deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto. A pena em caso de condenação prevê suspensão de um a dez jogos e multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil.
Já o treinador será julgado pela confusão no intervalo do mesmo jogo, quando acusou o assistente Altemir Haussmann de agressão e foi retirado de campo pela polícia após atrasar o reinício da partida. O 'Delegado' foi indiciado no artigo 188 do CBJD, ou seja, manifestar-se de forma desrespeitosa, com pena de 30 a 180 dias de suspensão.
Porém, o Furacão não deve ficar muito tempo afastado do STJD, mesmo se for absolvido. Uma bomba que explodiu na Arena na vitória sobre o Sport, no último final de semana, deve levar o clube novamente para o banco dos réus. Mesmo com a identificação do torcedor, denunciado pelos demais no momento do ocorrido, o departamento jurídico terá que começar a trabalhar na defesa deste caso.