postado em 22/09/2009 23:10
Depois de vencer os dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro nas últimas duas rodadas, Palmeiras e Internacional, respectivamente, o Vitória foi nesta teça-feira a Montevidéu enfrentar o River Plate pela Copa Sul-americana e se deu mal. Com uma defesa fraca e sem proteção, o time baiano foi goleado por 4 x 1 e precisa de um grande resultado em casa para avançar às quartas de final.
Para se garantir diretamente na próxima fase, o Vitória precisa vencer por três gols de diferença, desde que os uruguaios não marquem nenhuma vez. Caso o placar do próximo jogo, marcado para o dia 30 de setembro, repita o desta terça-feira, a decisão da vaga será nos pênaltis. E se o River Plate marcar dois ou mais tentos, o Vitória precisa triunfar por pelo menos quatro gols de diferença.
O jogo
Apesar de jogar fora de casa, o Vitória não se intimidou e começou o jogo atuando de forma bastante ofensiva, mas deixando muito espaço para o time uruguaio investir. Tanto que aos sete minutos em rápido contra-ataque o River Plate abriu o placar, com grandalhão Córdoba, que aproveitou cruzamento da direita e subiu para cabecear no contrapé do goleiro Viáfara
O Vitória continuou de forma mais ofensiva, mantendo a posse de bola no campo do time uruguaio, mas não conseguiu transformar esse domínio em gol. A outra grande chance do primeiro tempo foi do River Plate, já aos 40 minutos de jogo. Após chute forte de longe e desvio da zaga, Viáfara teve que se esticar bastante para evitar o gol.
Na segunda etapa, a postura do Vitória foi a mesma do início do primeiro tempo. Os erros também. Depois de assustar com Roger, logo aos dois minutos, o time baiano voltou a dar espaço para o contra-ataque uruguaio, que mais uma vez foi fatal. Após arrancada em velocidade e troca de passes, Córdoba, já dentro da área, bateu e contou com a falha de Viáfara, que não conseguiu segurar a bola, para comemorar.
A equipe brasileira passou então pressionar o River Plate em seu campo de defesa e de tanto insistir chegou ao gol. Aos 21 minutos, Roger desviou cobrança de escanteio para o meio da área e o zagueiro Wallace apareceu sozinho para empurrar ao fundo das redes.
Os baianos continuaram pressionando, mas novamente sofreram com o contra-golpe. Andrezinho, um dos brasileiros do River Plate, arrancou do meio campo, deixou para trás o defensor e tentou o cruzamento, a bola desviou no zagueiro e encobriu o goleiro do Vitória, aos 35 minutos. Dois minutos mais tarde, o River ainda aumentou com Rodrigues e selou o placar.