Superesportes

Contra Universidad, o campeão Inter inicia a busca pelo bi

postado em 23/09/2009 10:40
A conquista da Sul-americana em 2009 tornou o Inter campeão de tudo. Um ano depois, os colorados brigam pelo título do Campeonato Brasileiro e começam a disputa pelo bi do torneio continental. A estreia será diante do Universidad Católica, no Beira-Rio. A partida desta quarta, às 21h50 (de Brasília), é a oportunidade para o time gaúcho voltar a erguer a cabeça após duas derrotas seguidas.

Tite chegou a um momento crucial da temporada. Desde junho, ele tem tido de se virar com lesões, suspensões, vendas, afastamentos, chegadas de novos jogadores e convocações. Essa rotina fez com que muitas vezes ele tivesse que escalar o que tinha para o momento. Agora, brigando pelo título brasileiro e iniciando a caminhada na Sul-americana, o treinador colorado precisa definir um time titular e seu esquema tático ideal.

Mesmo tendo valorizado demais o título do ano passado, a ideia era começar este ano atuando com uma equipe mista no torneio. Entretanto, duas derrotas seguidas trouxeram inquietações ao Beira-Rio. Para tentar reanimar o grupo, os principais jogadores deverão estar em campo na quarta-feira.

A dúvida está relacionada ao esquema. O 3-5-2 volta a ser uma opção. O sistema com três zagueiros foi utilizado no início do trabalho de Tite no ano passado. Sem bons resultados foi abandonado. Essa tática reapareceu, às vezes de maneira explicita. Em outras, ela estava lá, disfarçada, mas estava no Brasileirão.

Se isso ocorrer, Andrezinho e D;Alessandro disputam a posição de meia da equipe. Outra opção é o primeiro ser deslocado para a ala direita. Caso o 4-4-2 seja mantido, deverá entrar em campo quase a mesma equipe que enfrentou o Vitória no fim de semana. A única alteração seria a entrada de Bolívar no lugar de Danilo Silva. Há também a hipótese de o argentino ser poupado.

Independentemente do modelo tático escolhido por Tite para o time atuar, os jogadores estão cientes que a pressão por vitórias e o bi da Sul-americana será grande. "A Sul-americana é uma competição importante. Jogador de alto nível tem que estar preparado. É lógico que o desgaste vai acontecer", explicou Alecsandro. Mas jogam os titulares ou os reservas? "A gente vai ter que ser muito inteligente, a própria comissão técnica saberá a hora de poupar alguns jogadores e na hora que for todo mundo que jogue o melhor".

O camisa 9 deverá ter um novo companheiro de ataque. Em má fase técnica e brigado com os gols, Taison está perdendo sua posição no time. Ele será substituído por Edu, contratado na metade do ano e que agora está 100% fisicamente.

O itinerário Santiago-Porto Alegre é conhecido pelos jogadores da Universidad de Chile. No começo do ano, os chilenos desembarcaram na capital gaúcha para enfrentar o Grêmio pela Libertadores. No Olímpico, seguraram um empate por 0 a 0. Um placar desses, novamente, serve ao time de José Horacio Basualdo.

"É uma partida importante, mas não decisiva porque a volta será disputada no Chile. Vai ser importante o que acontecer, mas estamos muito contentes por competir novamente em âmbito internacional", analisou o zagueiro Olarra.

O treinador argentino não poderá contar com o atacante Oliveira, principal jogador do time, que sofreu um acidente duplo no fim de semana. Durante a partida contra O;Higgins, no fim de semana, o avante bateu de cabeça com um adversário. O choque foi tão forte que Oliveira precisou sair na ambulância. No caminho até o hospital, o veículo colidiu com outro. Apesar da confusão, não foi constatada lesão grave e dentro de uma semana o jogador deverá retornar aos treinos.

Outro jogador de destaque na campanha do torneio Clausura, o meia Estrada é "meio" desfalque. Ainda se recuperando de lesão, deverá ficar no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL x UNIVERSIDAD DE CHILE

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 23 de setembro de 2009, domingo
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Sérgio Pezzota (Argentina)
Assistentes: Roberto Reta e Norberto Moyano (ambos da Argentina)

INTERNACIONAL: Lauro; Bolívar, Sorondo e Fabiano Eller; Andrezinho (Danilo Silva), Sandro, Guiñazu, D;Alessandro (Andrezinho) e Kléber; Edu e Alecsandro
Técnico: Tite

UNIVERSIDAD DE CHILE: Caputo; Juan González, Victorino, Olarra e Arias; Contreras, Marcelo Diaz, Seymour e Iturra; Manuel Villalobos e Maurício Gómez (Montillo)
Técnico: José Horacio Basualdo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação