postado em 23/09/2009 10:45
Enquanto Flavio Briatore foi banido por "tempo indeterminado" da Fórmula 1 pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Pat Symonds acabou suspenso por cinco anos. As razões para os tratamentos diversos dispensados aos ex-dirigentes da Renault vieram à tona nesta quarta-feira, com a divulgação de uma carta na qual o britânico admitiu a falcatrua em Cingapura com "arrependimento" e "vergonha".
Assim como Briatore, Symonds preferiu não comparecer à reunião do Conselho Mundial da FIA na última segunda-feira em Paris, porém, diferentemente do italiano, reconheceu a culpa por meio de uma carta lida durante a audiência. Novamente, o antigo chefe de engenharia da Renault garantiu que foi Nelsinho Piquet quem lhe propôs o plano da batida intencional para favorecer Fernando Alonso.
[SAIBAMAIS]"A ideia foi inteiramente concebida por Nelson Piquet Jr. Ele veio até mim, e no momento acreditei inocentemente que era algo que ele queria fazer para o bem do time", ratificou o inglês, que no início de setembro já havia revelado ter conversado sobre o assunto com o piloto em Cingapura. Porém, na ocasião, ele negara que a intenção do brasileiro tinha sido levada adiante.
Olhando para trás, Symonds mostrou-se "eternamente arrependido" e por isso recebeu uma punição menos severa que a de Briatore. "Quando tudo foi sugerido por Piquet Jr., eu deveria haver sido o primeiro a descartar. É uma vergonha que eu não o tenha feito. A última coisa que eu queria era prejudicar a equipe e em apenas uma noite em Cingapura destruí a grande reputação construída durante 33 anos de carreira".
Absolvição a Alonso: Presente no julgamento da FIA em Paris, Fernando Alonso assegurou novamente que não tinha conhecimento da manobra proposital de Nelsinho naquela prova asiática. Na absolvição ao piloto espanhol, quem ajudou também foi o ex-diretor de engenharia da Renault.
"Nosso outro carro portava gasolina para 14 voltas, e o único outro competidor que largou com pneus moles estava abastecido para 15", lembrou Symonds, comparando a estratégia do bicampeão mundial em Cingapura com a traçada por Lewis Hamilton. "Não foi uma tática suspeita, mas sim original".