postado em 23/09/2009 14:54
Depois de se enfrentarem nove vezes nos 16 torneios em comum que participaram nesta temporada, as rivais Juliana e Larissa e Talita e Maria Elisa estarão do mesmo lado para defender o Brasil no desafio contra os Estados a partir desta sexta-feira, no Arizona.No Circuito Mundial, Juliana e Larissa levaram a melhor e terminaram com o tetracampeonato. Já Talita e Maria Elisa dominaram o Circuito Brasileiro com três títulos conquistados e a liderança do ranking. No Arizona, elas terão a companhia de Ana Paula e Shaylyn e Ângela e Val.
"Esta competição terá uma coisa bem legal, que será o fato de jogarmos a favor das outras duplas brasileiras e não contra, como fazemos o ano todo. Além de lutarmos pelas nossas vitórias, torceremos muito pelas outras parcerias do Brasil, pois somos todos uma equipe só, representando o nosso país", explica Juliana.
O time norte-americano é formado por Kerri Walsh e Misty May, Nicole Branagh e Elaine Youngs, Jennifer Kessy e April Ross e Annet Davis e Jenny Johnson. Nos dois primeiros dias de disputa, todas as duplas se enfrentam em um total de 32 confrontos - metade em cada naipe.
No domingo, as melhores duplas de cada país duelam pelo ouro e as parcerias com o segundo melhor desempenho brigam pelo bronze. Os jogos classificatórios valem um ponto. O terceiro lugar vale três pontos e o primeiro, cinco. O país que somar mais pontos vence o desafio.
Talita aposta no Brasil mesmo como visitante. "Estaremos todas do mesmo lado, em uma competição diferente, com outro espírito. Ganhar dos norte-americanos dentro da casa deles seria ótimo", diz a vice-campeã do Circuito Mundial, que destaca a força da equipe norte-americana.
"Das quatro parcerias dos Estados Unidos, que são muito fortes, conhecemos bem três, que costumam jogar o Circuito Mundial. A quarta dupla, Davis e Johnson, jogava o Circuito Mundial, mas agora só disputa a AVP (Circuito Norte-Americano). Há uma grande expectativa pelo retorno da May, que, ao lado da Walsh, sempre forma um time forte", completa a brasileira.
Já a equipe masculina do Brasil sofreu uma alteração de última hora. Os vice-campeões olímpicos Márcio e Fábio Luiz serão substituídos por Billy e Bruno Schmidt, que se juntam a Ricardo e Emanuel, Alison e Harley e Pedro Solberg e Benjamin no Arizona.
A equipe masculina dos Estados Unidos também teve uma mudança. Sean Rosenthal está fora da disputa e será substituído por Matt Olson, que jogará com Jake Gibb. As outras três parcerias estão confirmadas: Todd Rogers e Phil Dalhausser, John Hyden e Sean Scott e Brad Keenan e Nick Lucena.
O desafio coloca frente à frente as duas maiores potências do vôlei de praia. Os brasileiros acumulam nove medalhas olímpicas - dois ouros, cinco pratas e dois bronzes -, 29 títulos do Circuito Mundial e sete do Campeonato Mundial, contra seis medalhas olímpicas - quatro ouros, uma prata e um bronze-, nove do Circuito Mundial e cinco do Campeonato Mundial.