postado em 23/09/2009 18:28
Os " sonhos fantásticos" da Sampdoria, citados pelo técnico Del Neri, terminaram nesta quarta-feira. Fora de casa, o time perdeu os 100% de aproveitamento e também a liderança, ao ser derrotada por 2 x 0 pela Fiorentina. Melhor para a Inter de Milão, que venceu o Napoli por 3 x 1 e vai dormir na liderança, antes de a Juventus entrar em campo, na quinta-feira.Em Florença, a Fiorentina começou a partida pressionando a Samp. O atacante Gilardino perdeu boas oportunidades nos minutos iniciais, antes de o anfitrião abrir o placar. Aos 25 minutos, Marchionni avançou pela direita e cruzou para Jovetic, que testou para o fundo das redes. A Sampdoria teve dificuldades para se encontrar em campo e levou a pior.
Após alguns minutos de pressão no início do segundo tempo, a Fiorentina, então, marcou para definir a vitória. Aos 20 minutos, Vargas segurou bem a bola pela esquerda e encontrou espaço entre dois marcadores para cruzar na área, onde Gilardino subiu para completar de cabeça, ampliando.
Enquanto isso, a tetracampeã voltava ao posto que mais ocupou nos últimos anos: a liderança. Atuando no Giuseppe Meazza, a Internazionale bateu o Napoli por 3 x 1 e agora aguarda o fechamento da 5; rodada, com duelo entre Juventus e Genoa, em Gênova. Com 100% de aproveitamento, o time de Turim ainda pode assumir a primeira colocação.
O time nerazurri abriu o placar logo aos dois minutos de jogo: o lateral brasileiro Maicon bateu escanteio, Samuel cabeceou e o goleiro Des Sanctis defendeu. No rebote, Eto;o apareceu para empurrar para o fundo do gol. Dois minutos depois, Maicon apareceu bem novamente: deu lançamento para Milito, que tocou na saída do arqueiro para ampliar.
A Inter aproveitou o momento de descontrole do Napoli e seguiu pressionando. Aos 33, fez mais uma vez, novamente com participação primordial de um brasileiro. Zanetti cobrou escanteio e Lúcio subiu para cabecear, marcando seu primeiro gol com a camisa do time italiano. Cinco minutos depois, o visitante diminuiu: Cannavaro tocou de cabeça para a área e Lavezzi, livre, completou. Com o resultado, a Internazionale chega aos 13 pontos, ultrapassando a Sampdoria, que ficou com 12.
Milan e Roma tropeçam
Depois de respirar no Campeonato Italiano vencendo dentro de casa na última rodada, Milan e Roma voltaram a tropeçar na competição. Desta vez, caíram fora de casa: o time nerazurri perdeu por 1 x 0 para o Udinese, enquanto a equipe da capital ficou no 3 x 3 com o Palermo.
Com Ronaldinho Gaúcho no banco e Alexandre Pato entre os titulares, o Milan não foi páreo para a pressão do Udinese em Udine. O anfitrião definiu a vitória por 1 x 0 aos 21 minutos do primeiro tempo, quando Floro Flores fez bela jogada pela direita, cortou um zagueiro e bateu na trave. No rebote, Di Natale apareceu para apenas para completar de canela.
Aos 33, Nesta cabeceou em cobrança de escanteio de Pirlo, mas acertou a trave. A Udinese devolveu o susto aos 5 minutos do segundo tempo, quando Di Natale se livrou da marcação em rápido contra-ataque, mas acertou o poste ao tocar na saída do goleiro Storari. No final, Ronaldinho entrou na vaga de Pato, mas, apesar da boa movimentação, não evitou mais uma derrota da equipe comandada por Leonardo.
Já a Roma sofreu para arrancar um empate por 3 x 3 com o Palermo. A equipe da capital saiu na frente com Brighi, aos 20 minutos, mas Budan empatou aos 40. Burdisso fez para o visitante, aos 45 minutos, mas Micolli empatou novamente, no lance seguinte. De volta para o segundo tempo, o Palermo virou com gol de Nocerino, aos 11 minutos, mas Totti salvou o visitante da derrota, aos 43.
Confira a quinta rodada do Campeonato Italiano
Quarta-feira
Lazio 1 x 2 Parma
Palermo 3 x 3 Roma
Internazionale 3 x 1 Napoli
Fiorentina 2 x 0 Sampdoria
Atalanta 0 x 0 Catania
Siena 0 x 0 Chievo
Udinese 1 x 0 Milan
Bari 0 x 1 Cagliari
Bologna 2 x 0 Livorno
Quinta-feira
Genoa x Juventus