Superesportes

Com Brasil classificado, Dunga deve fazer teste nas próximas partidas

postado em 24/09/2009 10:41
Com a classificação antecipada da Seleção Brasileira para a Copa de 2010, o técnico Dunga ameaça surpreender na sua última convocação para as Eliminatórias Sul-Americanas. Para os jogos contra a eliminada Bolívia, em 11 de outubro, em La Paz, e contra a emergente Venezuela, em 14 de outubro, em Campo Grande, a relação a ser divulgada hoje provavelmente vai até ultrapassar a costumeiros 22 jogadores chamados.

Em entrevista ao programa Arena SporTV na última terça-feira, Dunga evitou falar em número de convocados, mas admitiu chamar mais gente para dar chances a jogadores ainda não testados. ;Serão jogos importantes para fazermos algumas observações e também para darmos sequência ao trabalho. A menos de um ano da Copa do Mundo, temos que aproveitar qualquer oportunidade de reunir a Seleção Brasileira;, lembra Dunga.

A maior possibilidade é de lembrar até os quatros jogadores convocados de última hora para a vitória sobre o Chile, em Salvador. Com os cortes dos suspensos Kaká, Lúcio e Ramires e do contundido Robinho, foram chamados às pressas Diego Souza, André Dias, Cleiton Xavier e Diego Tardelli. Surpresas, como o atacante Grafite, do Wolfsburg (Alemanha), também podem despontar na lista.

Pelo perfil de Dunga, é improvável que jogadores sejam poupados da convocação. Até mesmo pelo pequeno número de amistosos antes do Mundial da África do Sul. A maior possibilidade seria da escalação de um time misto ou até mesmo misto contra a Bolívia. Seja pelo pouco tempo de adaptação aos 3.600m de La Paz ou como protesto já que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi a única federação da América do Sul a tentar impedir as partidas na altitude, com dificuldades de respiração aos jogadores de fora pelo ar rarefeito. A medida serviria como doce vingança ao esvaziar o duelo.

Robinho

A grande dúvida da convocação de hoje fica por conta do aproveitamento do atacante Robinho, um dos nomes mais constantes nos três anos de trabalho de Dunga. O jogador ainda não voltou a atuar pelo Manchester City, da Inglaterra, em recuperação de lesão no tornozelo. No entanto, o ex-santista pode ser chamado apenas para ser avaliado clinicamente, de modo semelhante ao que aconteceu com o zagueiro Juan nas duas rodadas anteriores.


AMISTOSO NO CATAR CONTRA A INGLATERRA
A Seleção Brasileira vai medir forças contra outra seleção candidata ao título mundial de 2010 e já classificada para a Copa da África do Sul: a tradicional Inglaterra. As duas federações confirmaram ontem o amistoso em Doha, no Catar, em 14 de novembro. O time comandado por Dunga está invicto contra campeões mundiais: duas vitórias sobre a Itália, três vitórias e um empate com a Argentina e uma vitória e dois empates com o Uruguai. ;Enfrentar o Brasil é importante para nós. Temos a oportunidade de defrontar uma das melhores seleções do mundo e isso irá melhorar muito o nosso nível;, comemorou o técnico da seleção inglesa, o italiano Fábio Capello.

Os 19 garantidos

Goleiros

; Júlio César (Inter de Milão, da Itália)
; Victor (Grêmio)

Laterais-direitos
; Maicon (Inter de Milão, da Itália)
; Daniel Alves (Barcelona, da Espanha)

Zagueiros
; Lúcio (Inter de Milão, da Itália)
; Juan (Roma, da Itália)
; Luisão (Benfica, de Portugal)
; Miranda (São Paulo)

Laterais-esquerdos
; André Santos (Fenerbahçe, da Turquia)

Volantes
; Gilberto Silva (Panathinaikos, da Grêcia)
; Felipe Melo (Juventus, da Itália)

Meias

; Kaká (Real Madrid, da Espanha)
; Elano (Galatasaray, da Turquia)
; Ramires (Benfica, de Portugal)
; Julio Baptista (Roma, da Itália)

Atacantes
; Luís Fabiano (Sevilla, da Espanha)
; Nilmar (Villarreal, da Espanha)
; Adriano (Flamengo)
; Diego Tardelli (Atlético-MG)

QUEM ESTÁ NA BRIGA
Zagueiros

; André Dias (São Paulo)
; Thiago Silva (Milan, da Itália)

Laterais-esquerdos
; Filipe (La Coruña, da Espanha)
; Marcelo (Real Madrid, da Espanha)
; Kleber (Internacional)

Volantes
; Josué (Wolfsburg, da Alemanha)
; Lucas (Liverpool, da Inglaterra)
; Sandro (Internacional)

Meias
; Diego Souza (Palmeiras)
; Cleiton Xavier (Palmeiras)

A dúvida
; Robinho (Manchester City, da Inglaterra)
O atacante ainda se recupera de lesão no tornozelo, com prazo de volta previsto para 12 de outubro, mas pode ser chamado para acompanhar o grupo e ser avaliado pelo departamento médico, como o zagueiro Juan na convocação anterior

Os candidatos a surpresa

Goleiro

; Gomes (Tottenham, da Inglaterra)
; Diego Cavalieri (Liverpool, da Inglaterra)

Meia

; Diego (Juventus, da Itália)

Atacante
; Grafite (Wolfsburg, da Alemanha)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação