Superesportes

Para Dunga, convocação é prêmio a clubes brasileiros

postado em 24/09/2009 19:20
"Como o Brasil está classificado, o Dunga deveria chamar só estrangeiros". A sugestão foi dada por Muricy Ramalho logo depois da sofrida vitória do Palmeiras sobre o Cruzeiro, mas não convenceu o colega da seleção, que divulgou nesta quinta-feira os convocados para as partidas contra Bolívia e Venezuela, nos dias 11 e 14 de outubro, pelas Eliminatórias da Copa.

Seis ;brasileiros; de equipes da parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro foram chamados. Dunga não mostrou remorso em desfalcá-las. Pelo contrário. "Quando cheguei, 30 ou 40% dos jogadores convocados atuavam no Brasil. Depois, por diferentes motivos, eles foram sendo vendidos. Primeiro falam que não convocamos os que jogam aqui, depois pedem para não convocar. Nós achamos que essa convocação é um prêmio para os clubes", resmungou.

O treinador ainda assegurou que não recebeu nenhum pedido para preterir os jogadores que atuam no Brasil. "Nenhum clube reclamou com a gente e não chegou nada de pedido (de liberação) na CBF. Em outras vezes, vocês (jornalistas) falaram muitas coisas, mas nada de oficial chegou para nós também".

O próprio Muricy, que torceu pela presença dos estrangeiros, sofreu um desfalque. O meia Diego Souza, para muitos o melhor jogador do Campeonato Brasileiro, foi lembrado pelo treinador do time canarinho. Com isso, desfalcará o Verdão, líder do Nacional com 47 pontos, nas partidas contra Avaí, dia 8, no Palestra Itália, e Náutico, quatro dias depois, nos Aflitos.

Vice-líder com 44, o São Paulo também terá uma baixa: o zagueiro Miranda. Ricardo Gomes não contará com o seu camisa cinco nos compromissos ante Coritiba, dia 7, no Morumbi, e Flamengo, três dias depois, no Maracanã. Neste duelo, a desfalcada defesa ao menos não terá de se preocupar com o artilheiro Adriano, outro convocado por Dunga.

Na briga por uma vaga na Libertadores (é o oitavo colocado, com 37 pontos, a cinco do G-4), o Rubro-negro ainda terá outro compromisso complicado sem seu camisa 9. Três dias antes de encarar o Tricolor, a equipe de Andrade desafia o perigoso Vitória no Barradão.

Dunga também contará com o artilheiro atleticano Diego Tardelli nas últimas rodadas das Eliminatórias. Pior para o técnico do Galo, Celso Roth, que terá que mexer em seu ataque no dia 8, contra o Botafogo, no Engenhão, e no clássico diante do Cruzeiro, marcado para o dia 12, no Mineirão. Com 41 pontos, o Alvinegro ainda sonha com o título nacional.

Outro postulante ao troféu também terá um desfalque graças a Dunga, que aliás fez história no clube quando jogador. O técnico da seleção convocou o volante Sandro, que não defenderá o Inter de Tite, terceiro colocado do Brasileirão, com 43 pontos, nos duelos com Náutico (dia 7) e Atlético-PR (dia 10), ambos no Beira-Rio.

O arquirrival Grêmio é o outro time que sofreu uma baixa na sede da CBF nesta tarde. Reserva de Júlio César na seleção, o goleiro Victor desfalcará o time gaúcho, sexto colocado do Nacional com 37 pontos, no dia 7, ante o Atlético-PR, na Arena da Baixada, e Corinthians, dia 12, no Pacaembu.

Mas Dunga não causou apenas insatisfação nos times brasileiros. Goiás, quarto colocado, com 42 pontos, e Avaí, sétimo com 37, são as duas únicas equipes entre as oito melhores do Nacional que não tiveram jogadores convocados e agora devem estar felizes com o técnico.

Confira os desfalques dos clubes no Brasileiro
Jogador Adversários
Adriano
(Flamengo)
Vitória (Barradão)
São Paulo (Maracanã)
Diego Souza
(Palmeiras)
Avaí (Palestra Itália)
Náutico (Aflitos)
Diego Tardelli
(Atlético-MG)
Botafogo (Engenhão)
Cruzeiro (Mineirão)
Miranda
(São Paulo)
Coritiba (Morumbi)
Flamengo (Maracanã)
Sandro
(Internacional)
Náutico (Beira-Rio)
Atlético-PR (Beira-Rio)
Victor
(Grêmio)
Atlético-PR (Arena da Baixada)
Corinthians (Pacaembu)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação