A surpreendente vitória sobre o Bahia (2 x 1), em Salvador, tinha tudo para dar gás ao Brasiliense em sua tentativa de recuperação na Série B do Brasileiro. Mas, às vésperas do duelo contra a Portuguesa, hoje, às 21h, no Serejão, o Jacaré sofreu um duro golpe, dessa vez fora das quatro linhas. O zagueiro Aílson foi julgado e punido pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por doping. O atleta pegou uma suspensão de 60 dias.
O beque chegou a ser absolvido no julgamento do último dia 19 de agosto, mas não escapou da decisão do pleno. Como já havia cumprido 16 dias preventivamente, Aílson terá que ficar sem atuar por mais 44. Sendo assim, o zagueiro só estará liberado para atuar em 6 de novembro e ficará à disposição do técnico Reinaldo Gueldini somente no confronto do Brasiliense diante do São Caetano, em 11 de novembro.
Agora, não há mais recurso para apelação da defesa dentro do país, já que esta era a última instância do desporto nacional. Resta, no entanto, uma última esperança ao zagueiro: ir ao CAS da Fifa, órgão máximo do futebol mundial para esses casos.
Com a perda inesperada, Reinaldo Gueldini aposta as suas fichas em Padovani. O jogador formará a dupla de zaga ao lado de Moacri. De resto, o treinador vai manter a mesma equipe que bateu o Bahia, com Thiaguinho e Iranildo no meio-campo e Abuda isolado no ataque.
Entenda o caso
Neosaldina
Por ter usado um remédio para dor de cabeça no intervalo do jogo contra o Juventude, em 30 de maio, Aílson foi pego no exame antidoping realizado no mesmo dia. Como foi encontrada a substância proibida isometepteno, o atleta acabou enquadrado no artigo 244 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Apesar da defesa alegar que o jogador não fez uso consciente da substância, já que o remédio lhe foi dado por sua esposa, a acusação usou como argumento o pressuposto de que o atleta precisa saber o que ingere.
O adversário
Após perder a invencibilidade na ;Era Vágner Benazzi;, a Portuguesa busca a recuperação contra o Brasiliense. Apesar da derrota para o Ipatinga, na Arena Barueri, a Lusa segue na briga ; está na sétima colocação, com 38 pontos. A novidade fica por conta da estreia do zagueiro Domingos, ex-Santos. Ele entra na vaga de Thiago Gomes, que, com uma fratura na face, fica fora por dois meses. No meio, Acleisson, suspenso, dá espaço a Ygor. Por fim, o atacante Zé Carlos volta de suspensão e ocupa o lugar de Kempes.