Buenos Aires ; O técnico da Seleção Argentina, Diego Maradona, divulgou nesta sexta-feira a lista de jogadores convocados para os dois últimos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. O meia Pablo Aimar, do Benfica, é a surpresa no grupo de atletas que será responsável por evitar o vexame de não se classificar para o Mundial da África do Sul. Peru e Uruguai serão os adversários.
Seis atletas foram cortados em relação ao elenco que perdeu para Brasil e Paraguai, na última rodada. Fernando Gago, Javier Zanetti, Jesús Dátolo, Maxi Rodríguez, Lisandro López e Juan Pablo Carrizo foram preteridos. A criticada seleção agora aposta em outros atletas que atuam no futebol europeu para a série decisiva na competição.
Além de Aimar, apareceram como novidade o volante Di Maria, também do Benfica, de Portugal; o lateral Pablo Zabaleta, do Manchester City, e o lateral Emiliano Insúa, do Liverpool, ambos da Inglaterra. O atacante Hinguín, do Real Madrid, é outra surpresa na lista divulgada por Maradona.
Além dos 18 atletas, o comandante ainda deve completar a lista com jogadores que atuam no futebol argentino e que servirão a seleção no amistoso contra Gana, no dia 30. O meia Verón, que está suspenso contra o Peru, e o atacante Martin Palermo devem ser dois deles. Ariel Ortega, surpresa na convocação para o confronto com os africanos, também tem chances. Juan Román Riquelme segue afastado do selecionado.
A partida contra os peruanos está marcada para o dia 10 de outubro, em Buenos Aires. Já o clássico com os uruguaios será disputado no dia 14, em Montevidéu. Nesses duelos, a seleção precisa de vitórias para não correr o risco de ficar fora da Copa do Mundo de 2010. A situação argentina é complicada.
Com 22 pontos, o time ocupa a 5; colocação, posição que define vaga para o Mundial depois de confronto com representante da Concacaf. Além disso, a Argentina é seguida de perto por Uruguai e Venezuela, com 21 pontos, e pela Colômbia, que possui 20 pontos.
Confira a lista de convocados por Diego Maradona
Goleiros: Sergio Romero (AZ Alkmaar), Mariano Andújar (Catania)
Defensores: Fabricio Coloccini (Newcastle), Nico Pareja (Espanyol), Pablo Zabaleta (Manchester City), Emiliano Insúa (Liverpool) e Gabriel Heinze (Olympique de Marselha)
Meias: Jonás Gutiérrez (Newcastle), Javier Mascherano (Liverpool), Angel Di María (Benfica), Pablo Aimar (Benfica) e Lucho González (Olympique de Marselha)
Atacantes: Lionel Messi (Barcelona), Ezequiel Lavezzi (Nápoli), Carlos Tevez (Manchester City), Diego Milito (Inter), Sergio Agüero (Atlético Madrid) e Gonzalo Higuaín (Real Madrid)