A Uefa anunciou nesta sexta-feira que vai realizar investigação para apurar denúncias de manipulação de resultados em suas duas principais competições: a Liga dos Campeões e a Copa da Uefa, que virou Liga Europa nesta temporada. A suspeita é de que as fraudes tenham ocorrido nos últimos quatro anos.
De acordo com Peter Limacher, diretor da comissão disciplinar da entidade, os envolvidos seriam clubes do Leste Europeu, sem sucesso nas competições e eliminados nas primeiras fases. Esses times teriam tentado faturar manipulando combinações de resultados a partir de casas de apostas.}
"Os casos que temos visto se tratam de arranjo intencional das partidas. Poderá demorar algum tempo (as condenações das equipes envolvidas), mas nos casos em que podemos trabalhar junto com a polícia seria possível (determinar os responsáveis pelo crime)", afirmou o dirigente, ao confirmar a denúncia.
Ainda segundo Limacher, 40 jogos teriam sido manipulados. A última investigação de grande repercussão foi na Itália, em 2006, quando a campeã Juventus perdeu dois títulos nacionais e foi rebaixada à segunda divisão. Em 2005, o Brasil teve caso semelhante, com a manipulação admitida pelo árbitro Edilson Pereira de Carvalho. Onze jogos foram anulados.