Rio de Janeiro ; O Vasco deu mais um passo em seu caminho de volta para a Série A. Os cruzmaltinos derrotaram o Duque de Caxias por 1 x 0, neste sábado, no Maracanã, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com um gol de Carlos Alberto, o time comandado por Dorival Júnior chegou a 55 pontos e segue folgado na liderança da competição. Já a equipe da Baixada Fluminense tem 30 e pode voltar para a zona de rebaixamento ainda nesta rodada.
A partida começou em ritmo muito acelerado, com o Vasco buscando o gol logo nos primeiros minutos. Empurrado pela torcida, o time de São Januário chegou perto de abrir o placar logo aos quatro minutos, quando Robinho fez boa jogada pela e cruzou para Élton. No entanto, o artilheiro do time na temporada não finalizou bem.
O lance empolgou o Vasco, que seguiu pressionando, mas pecava na hora da finalização. O time da Baixada Fluminense teve a primeira chance somente aos 12 minutos, quando Oziel fez jogada individual e chutou para fora.
O Vasco só voltou a levar perigo aos 17 minutos. O meia Carlos Alberto fez boa jogada e tabelou com Paulo Sérgio. O lateral direito tocou no alto e o capitão cabeceou no canto, para fora.
Atacando muito, os cruzmaltinos deixaram espaço para os contra-ataques do Duque de Caxias. Em um desses, aos 25, Leandro Chaves apareceu de frente para Fernando Prass, que fez grande defesa.
O susto acordou o Vasco. O líder da Série B iniciou uma blitz aos 30 minutos, mas a zaga do tricolor conseguiu aliviar a pressão, contando com grande defesa de Vinícius em chute de Robinho, aos 33.
Segundo tempo
No intervalo, o técnico Dorival Júnior mudou o time: entrou Fágner e saiu Paulo Sérgio. O treinador afirmou que queria deixar o Vasco mais ofensivo. Com a mesma postura do primeiro tempo, o time foi para cima e abriu o placar aos quatro minutos. Após lançamento para Ramon, o lateral esquerdo chutou, o goleiro Vinícius espalmou e Carlos Alberto aproveitou o rebote para, sozinho, balançar as redes.
O gol vascaíno fez com que o Duque de Caxias fosse para o ataque e o time da Baixada teve duas chances desperdiçadas. Aos oito minutos, Oziel cobrou falta na área. Vílson escorou errado e a bola bateu em Élton, que quase marcou contra.
No minuto seguinte, foi a vez de Thiaguinho aparecer de frente para Fernando Prass, mas o meia chutou para fora. A resposta vascaína só veio aos 14 minutos, quando Carlos Alberto fez boa jogada e cruzou. O lateral esquerdo Marquinho tentou cortar, mas pegou errado e obrigou o goleiro Vinícius a se esticar todo para evitar o segundo gol.
O Duque de Caxias teve uma boa chance aos 40 minutos, quando Leandro Cruz chutou de longe e a bola passou com perigo. A resposta do Vasco aconteceu logo depois, quando Adriano fez jogada individual e chutou para grande defesa de Vinícius.
O Vasco terá pela frente na próxima rodada, na terça-feira, o Figueirense, em São Januário. Já o Duque de Caxias vai até Salvador encarar o Bahia.
FICHA TÉCNICA
DUQUE DE CAXIAS 0 x 1 VASCO
Local: Maracanã
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ)
Renda: R$ 361.391,00
Público: 27.691 pagantes
Cartões amarelos: Oziel, Gustavo, Santiago, Juninho, Thiaguinho, e Leandro Chaves (DUQUE DE CAXIAS); Fernando Prass, Paulo Sérgio e Alan (VASCO)
Gol: Carlos Alberto, aos quatro minutos do segundo tempo
DUQUE DE CAXIAS
Vinícius; Oziel, Gustavo, Santiago e Marquinho (Paulo Rodrigues); Leandro Teixeira (Juninho), Mancuso, Leandro Chaves e Thiaguinho; Gilcimar (Leandro Cruz) e Tony
Técnico: Gilson Kleina
VASCO
Fernando Prass; Paulo Sérgio (Fágner), Vilson, Gian e Ramon; Nilton, Mateus, Alan e Carlos Alberto; Robinho (Adriano) e Elton (Philipe Coutinho)
Técnico: Dorival Júnior