Patrícia Trindade
postado em 27/09/2009 09:55
O zagueiro Álvaro deixou o Internacional pelas portas dos fundos no início do mês passado. Desprestigiado por Tite, esquentando o banco de reservas e sem clima com a diretoria %u2014 ele se tornou sócio de uma danceteria em Porto Alegre, que teria virado ponto de encontro de baladas às escondidas com os companheiros de time, segundo os dirigentes. Duas semanas depois, o jogador de 31 anos foi apresentado ao Flamengo sem muito alarde, para um setor que ainda sentia falta da regularidade e da liderança do ex-capitão Fábio Luciano.
Coincidência ou não, desde que Álvaro passou a dividir a zaga com Ronaldo Angelim, o rubro-negro ainda não sofreu gols. Foram quatro partidas, com três vitórias por 3 x 0 (Santo André, Sport e Coritiba) e um empate (0 x 0 com o Atlético-PR). O time da Gávea, que tinha saldo negativo de 7 gols, agora tem dois gols positivos. A defesa era a terceira pior do Campeonato Brasileiro e já é a oitava melhor.
Álvaro terá pela frente um encontro técnica e emocionalmente difícil hoje, quando enfrenta seu ex-clube %u2014 terceiro colocado na tabela com 32 pontos, no Beira-Rio. O Flamengo está invicto há mais de um mês. A última derrota foi em 20 de agosto, para o Cruzeiro por 2 x 1, no Maracanã. Recuperou-se na rodada seguinte com uma goleada por 3 x 0 sobre o Avaí, empatou em 1 x 1 com o Fluminense pela Copa Sul-Americana, e engatou a boa sequência com Álvaro no time titular. Mas a defesa terá uma baixa importante hoje. O goleiro e capitão Bruno, suspenso por cartão amarelo, será substituído por Diego, de 27 anos, que não veste a camisa nº 1 desde 12 de abril, em jogo pelas semifinais da Taça Rio, contra o Fluminense.
Esquema
O técnico Andrade deve manter o time no 4-4-2, com Zé Roberto ao lado de Adriano, que ainda é dúvida, pois sentiu uma dor na coxa direita no treino de sexta-feira. Dênis Marques cumpre suspensão por cartão amarelo. O Imperador viajou para Porto Alegre e sua presença está confirmada.
O adversário
Apesar da boa colocação na tabela, o momento do Internacional não é bom e o jejum de três jogos sem vitórias já incomoda. Os colorados empataram com o Universidad de Chile em 1 x 1, quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, em casa, e perderam duas partidas consecutivas no Brasileiro, para o Vitória, no Barradão, e para o Cruzeiro, no Beira-Rio. Tite treinou o time nos esquemas 4-4-2 e 3-5-2 durante a semana e mexeu bastante na escalação. O argentino D/'Alessandro, com uma lesão no joelho direito, não joga. No ataque, Taison e Edu foram testados para jogar ao lado de Alecsandro