Glendale (EUA) ; Um retrospecto de 12 derrotas em 15 duelos foi enfim ignorado por Juliana e Larissa neste domingo. "Freguesas" históricas da dupla atual bicampeã olímpica de vôlei de praia, Walsh e May, as brasileiras conseguiram a revanche durante o último dia do Desafio Brasil x Estados Unidos, no Arizona. A vitória, contudo, não impediu que os donos da casa faturassem o confronto, definido com o placar de 26 x 22.
Na terceira das três jornadas de jogos entre algumas das melhores duplas brasileiras e norte-americanas, o panorama foi de equilíbrio, com dois triunfos para cada lado. Assim, o domínio que os mandantes haviam imposto no sábado foi determinante para a construção do marcador final.
Independentemente da derrota como equipe, Juliana e Larissa puderam comemorar um dos mais expressivos êxitos de sua carreira. Derrotadas por Walsh e May no dia anterior e em outras 14 oportunidades no total, as canarinhas se vingaram ao aplicarem 21/11 e 21/16, ficando com o ouro do evento feminino. Ainda entre as mulheres, a medalha de bronze ficou para Ross e Kessy, campeãs mundiais que bateram Maria Elisa e Talita também em sets diretos: 21/18 e 21/15.
Com os cinco pontos conquistados pelo resultado positivo de Juliana e Larissa, o Brasil chegou à decisão masculina ainda com chances de ser campeão, mas elas acabaram depois que Alison e Harley foram superados por Rogers e Dalhausser. Os ianques, vencedores em Pequim-2008, ganharam por 21/14 e 21/15. No outro embate jogado neste domingo, Ricardo e Emanuel, que acabaram de fora da disputa pelo ouro, garantiram o terceiro lugar com outra vitória por 2 sets a 0: parciais de 21/18 e 21/13 contra Keenan e Lucena.