Recife ; Com a derrota do Náutico para o Coritiba, o Santo André teve a oportunidade perfeita para deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Ao invés disso, viu o Sport vencer e embolar ainda mais a briga contra a degola. Na Ilha do Retiro, o Leão pernambucano fez 2 x 1 para continuar sonhando com a permanência na elite nacional.
A vitória foi importantíssima para o Sport, já que o time entrou em campo como lanterna da competição, depois da vitória do Fluminense sobre o Avaí. Com gols de Arce e Vandinho, o rubro-negro triunfou e agora volta a ser vice-lanterna, com 23 pontos. O Ramalhão também não ganha posição: é 17;, com 25 pontos.
Na próxima rodada, o Santo André volta ao ABC Paulista para jogar contra outro time nordestino. O adversário será o Vitória, às 18h30 (de Brasília) do sábado, no Estádio Bruno José Daniel. Já o Sport tem parada dura no sul do país contra o Grêmio, no Estádio Olímpico, às 16 horas do domingo.
O jogo
Em duelo de dois times que precisavam da vitória na luta contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro, a ousadia deu lugar à cautela. Sport e Santo André se atiraram ao ataque e fizeram primeiro tempo repleto de chances, mas com pouca inspiração nas finalizações.
O primeiro bom lance foi do Santo André. Aos dois minutos, quando Nunes bateu firme de dentro da área e Magrão defendeu. Três minutos depois, o Sport assuntou com Fininho, que quase surpreendeu Neneca quando avançou pela esquerda do ataque e, em vez de cruzar, bateu direto. A bola acertou o travessão, mas nenhum rubro-negro conseguiu pegar o rebote.
Aos 10 minutos, Luciano Henrique recebeu pela direita e lançou Vandinho, que bateu cruzado com perigo, mas para fora. O Sport aproveitou o melhor momento no confronto para abrir o placar, aos 22. Dutra fez boa jogada pela esquerda e cruzou no meio da área, onde Arce bateu de primeira. A finalização foi mal feita, mas a bola desviou em Gustavo Nery e enganou Neneca.
No ataque seguinte, o anfitrião perdeu grande chance de ampliar o marcador. Vandinho recebeu lançamento, mas se chocou com Neneca. A bola sobrou para Fininho, que, de costas, tentou displicente toque de calcanhar. Cesinha, em cima da linha, salvou. O susto fez o visitante acordar e reagir, também em boa jogada de cruzamento.
Aos 43 minutos foi Júnior Dutra quem ganhou divida na lateral esquerda, invadiu a área e cruzou na segunda trave, onde Rodrigo Fabri apareceu de ;peixinho; para completar para as redes, empatando. No final da primeira etapa, o Ramalhão ainda perdeu grande chance, quando Gustavo Nery rolou para Pablo Escobar na entrada da área, mas Magrão espalmou o chute de primeira.
Segundo tempo
Na etapa final, os times prezaram pela marcação em vez de colocar mais ousadia no confronto. As jogadas de gol diminuíram, e a movimentação também. Com a cautela adotada, a primeira boa oportunidade apareceu aos 12 minutos, quando Luciano Henrique tabelou na entrada da área, deu ;drible da vaca; no zagueiro Cesinha, mas bateu para fora na saída de Neneca.
Aos 22 minutos, Neneca apareceu muito bem e evitou gol em grande cobrança de falta de Luciano Henrique. Aos 24, Vandinho recebeu na intermediária, limpou a marcação e bateu forte de esquerda para recolocar o Leão em vantagem no marcador. Novamente, o Santo André se expôs mais e quase empatou: Nunes recebeu dentro da área, cortou para a esquerda e bateu, mas Magrão defendeu bem.
Já o Sport passou a apostar nos contra-ataques, e perdeu grande chance de matar o jogo aos 33 minutos. Arce recebeu lançamento pela esquerda, carregou a bola até invadir a área, mas bateu fraco, para fora. Cinco minutos depois, o anfitrião contou com a sorte, quando uma bola levantada na área acertou a trave depois de passar por zagueiros e atacantes.
No fim, Neneca ainda evitou o terceiro gol do Sport, quando Fininho recebeu na área, limpou a marcação de Gustavo Nery e bateu forte. O arqueiro espalmou, dando esperanças aos companheiros. Magrão, no entanto, fez também boa defesa em cobrança de falta de Eduardo Ratinho, confirmando o triunfo.
FICHA TÉCNICA
SPORT 2 x 1 SANTO ANDRÉ
Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (SC)
Cartões Amarelos: Igor, Fininho e Arce (Sport); Fernando, Gustavo Nery, Pablo Escobar, Junior Dutra e Rodrigo Fabri (Santo André)
Gols: Arce, aos 22, e Rodrigo Fabri, aos 34 minutos do primeiro tempo; Vandinho, aos 24 minutos do segundo tempo
SPORT
Magrão, Moacir, César, Igor e Dutra (Adriano Pimenta); Andrade, Hamilton, Fininho e Luciano Henrique (Juliano); Vandinho (Lincom) e Arce
Técnico: Péricles Chamusca
SANTO ANDRÉ
Neneca; Cesinha, Marcel e Rodrigo Nery; Ávine, Fernando, Rômulo (Leandrinho), Pablo Escobar, Júnior Dutra (Osny) e Rodrigo Fabri (Eduardo Ratinho); Nunes
Técnico: Sérgio Soares