Superesportes

Derrotados em clássicos, Ponte e América-RN jogam por sonhos

postado em 29/09/2009 08:36
O último sábado foi de tristeza para Ponte Preta e América-RN. Por metas distintas na Série B do Campeonato Brasileiro, ambos contavam com vitória em clássicos regionais para embalar, mas acabaram derrotados pelos arquirrivais. Às 19h30 (de Brasília) desta terça-feira, os dois clubes se enfrentam em Moisés Lucarelli para não se afastar ainda mais de seus objetivos.

[SAIBAMAIS]Nos planos estabelecidos para a competição, quem está mais longe do sucesso são os campineiros. A Macaca, que ainda sonha em estar na Série A, ficou em décimo lugar com os 2 x 1 sofridos diante do Guarani no Brinco de Ouro da Princesa. A distância é de oito pontos tanto para a zona de acesso quanto para a faixa que define os rebaixados.

Nas projeções, a situação dos paulistas são ainda piores. Segundo o matemático Tristão Garcia, as chances de queda são maiores do que de ascensão: 5% contra 2%. O técnico Márcio Bittencourt, porém, tenta manter o ânimo de seu elenco. "Enquanto há chance de subir, ninguém aqui vai desistir. O único pensamento é a vitória, ainda mais porque estaremos diante da nossa torcida", pregou.

Somar três pontos nesta 27; rodada é a oportunidade de se reencontrar na competição. Nos últimos sete compromissos, a Ponte só venceu o Atlético-GO, em Campinas, em 11 de setembro. No restante, foram três empates e três derrotas - 28,57% de aproveitamento com a conquista de apenas seis dos 21 pontos disputados.

Os potiguares também tentam acabar com resultados recentes tão ruins quanto os da Ponte Preta. Nas últimas sete partidas, os natalenses só bateram o Guarani, por 3 x 1, em 29 de agosto. Além disso, quatro derrotas e dois empates - cinco pontos em 21 possíveis, 23,8% de aproveitamento.

O acúmulo de tantos placares adversos complicou a vida dos americanos, que chegaram até a ocupar uma das posições que garantem vaga na Série A do Brasileiro de 2010. Os nordestinos começam a terça-feira em 17; lugar, na zona de rebaixamento, dois pontos abaixo do Duque de Caxias, que está fora da faixa perigosa. Para Tristão Garcia, o Mecão tem 59% de chances de cair.

Para encerrar sua sequência, a Ponte Preta precisa superar os desfalques do volante Deda, expulso no dérbi, o lateral direito Edílson e o atacante Evando, suspensos pelo terceiro amarelo, e o volante Guilherme, machucado. No meio-campo, Willian volta de suspensão e Danilo Portugal estreia. Na lateral, Dede atua porque Eduardo Arroz está contundido, enquanto o ataque é formado por Danilo Neco e Márcio Mexerica.

Ausências também são problemas para o América-RN. Na derrota por 1 x 0 para o ABC no Frasqueirão, os volantes Jackson e Somália receberam o cartão vermelho e o atacante Lúcio foi advertido com o terceiro amarelo. A lista de vetados para o duelo no interior paulista ainda tem o zagueiro Adalberto e o volante Ricardo Oliveira, ambos lesionados.

Diante das dificuldades, o técnico Artur Neto, que estreou no clássico-rei de sábado, não confirmou a escalação. O mais provável é que o volante Ramirez, novidade entre os relacionados, ganhe oportunidade ao lado de Everton Cézar, outra cara nova do time. Completando a equipe, Wilton Goiano deve atuar na lateral esquerda, enquanto André Luís aparece no ataque ao lado de Max.

FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA x AMÉRICA-RN


Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 29 de setembro de 2009, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Mauricio Aparecido de Siqueira (MT)
Assistentes: Fabio Rodrigo Rubinho e Paulo Cesar Silva Faria (ambos de MT)

PONTE PRETA: Giovanni; Dede, Dezinho, Jean e Vicente; Willian, Pirão, Danilo Portugal e Nenê; Danilo Neco e Márcio Mexerica
Técnico: Márcio Bittencourt

AMÉRICA-RN: Weverton; Leandro Silva, Júlio Terceiro e Edson Rocha; Thoni, Ramirez, Éverton César, Juninho e Wilton Goiano; André Luís e Max
Técnico: Artur Neto

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação