postado em 29/09/2009 15:22
Depois de quebrar um jejum de resultados negativos com a vitória de 3 a 2 sobre o Avaí, no último fim de semana, o elenco do Fluminense está animado para o clássico do próximo domingo. Em caso de triunfo, o Tricolor poderá começar a pensar em sair da zona de rebaixamento e inverter uma situação que era dada como definida. Mas antes deste clássico há o compromisso de volta pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, contra o Alianza Atlético, do Peru. Mesmo com dificuldades, a maioria nas Laranjeiras admite que o foco tem que ser o torneio continental.
"Sabemos que é complicado manter o foco na Copa Sul-Americana tendo um Fla-Flu decisivo no domingo, que pode ajudar muito o Fluminense a deixar a incômoda situação que se encontra no Campeonato Brasileiro. Mas não podemos nem pensar na hipótese de uma eliminação contra o Alianza, pois isso seria muito ruim nos nossos planos de chegarmos com moral no clássico. Vamos procurar trabalhar focados apenas na Copa Sul-Americana, pelo menos até o término do jogo de quinta-feira", disse o zagueiro Luiz Alberto.
O goleiro Rafael foi outro a reconhecer as dificuldades de se jogar no meio de semana sabendo que no domingo existe um clássico importante contra o Flamengo. "Não podemos esconder que vamos enfrentar o Alianza de certa forma pensando no clássico contra o Flamengo, pois não podemos deixar o Campeonato Brasileiro de lado na situação que a equipe se encontra na competição. Mas também sabemos que precisamos eliminar o Alianza para chegarmos com moral no clássico", afirmou o goleiro.
O técnico Cuca prefere pensar em um jogo de cada vez. "Primeiro vamos pensar no Alianza e só depois o foco será o Flamengo. Não podemos atropelar etapas, senão não conseguimos nos preparar bem para nenhuma das partidas", disse Cuca.
O elenco do Fluminense realiza um trabalho recreativo na tarde desta quarta-feira, no CFZ, e depois começa o período de concentração para o confronto com os peruanos. Cuca deverá usar essa atividade para definir a formação que irá atuar nesta quinta. Como empatou por 2 a 2 no Peru, o Tricolor carioca se classifica com empates sem gols ou por 1 a 1, já que os tentos anotados como visitantes valem para critério de desempate, enquanto um novo 2 a 2 forçará a disputa por pênaltis. Quem ganhar se classificar para encarar na etapa seguinte o classificado do confronto entre Internacional e Universidad de Chile, que fazem a partida de volta nesta quarta-feira, em Santiago, após empatarem por 1 a 1 em Porto Alegre (RS).