Superesportes

Brasil apresenta candidatura do Rio 2016 na próxima sexta-feira

Lula pretende destacar %u201Cexcelente momento econômico e social%u201D do país, afirma porta-voz

postado em 29/09/2009 17:14
A candidatura da cidade do Rio de Janeiro para sediar os jogos olímpicos de 2016 será apresentada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) na próxima sexta-feira (2/10). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja na noite desta terça-feira (29) para Copenhague, Dinamarca, onde será divulgado na tarde de sexta-feira o nome da vencedora da disputa. A cidade maravilhosa concorre com Chicago, Tóquio e Madri. ;A mensagem que o presidente levará à Copenhague é de que o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro estão prontos, preparados para receber os jogos de 2016. O país vive excelente momento econômico e social, está credenciado por seu compromisso e por sua proposta e, além disso, representa a América do Sul com seus quase 400 milhões de habitantes em seu desejo de sediar pela primeira vez os jogos olímpicos;, afirmou o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.

A agenda do presidente Lula na Europa inclui jantar amanhã com o comitê para a candidatura do Rio 2016 e almoço, no dia seguinte, com a rainha da Dinamarca, Margareth II. A cerimônia de abertura da escolha da sede pelo COI também será na quinta-feira, às 19h, horário local.

O porta-voz reforçou o fato de que o presidente Lula, engajado na candidatura da capital do Rio de Janeiro, incluiu em sua agenda atividades relacionadas ao tema, como a visita ao parque olímpico de Londres, sede dos jogos olímpicos de 2012 e entrevistas à imprensa esportiva para divulgação da campanha brasileira.

A comitiva do presidente para a viagem à Copenhague inclui o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), além dos ministros Orlando Silva (Esportes), Tarso Genro (Justiça), Luis Barreto (Turismo), Franklin Martins (Comunicação) e Henrique Meirelles (Banco Central).

O governador do Rio de Janeiro e o prefeito da cidade, Sérgio Cabral e Eduardo Paes, respectivamente, já estão em Copenhague, assim como o presidente do Comitê Olímpico Brasil, Carlos Arthur Nuzman. Alguns atletas brasileiros, como Pelé, Daniel Dias e Isabel Swan já se encontram na Dinamarca e outros nomes, como Gustavo Kuerten e César Cielo são esperados.

O presidente Barack Obama também decidiu comparecer à solenidade ; o democrata havia afirmado que enviaria a esposa, Michele Obama para o evento. ;Tendo em vista a importância de sediar um evento dessa natureza é natural que o presidente Obama tenha o direito de fazer a defesa de Chicago. Mas o presidente Lula acredita que é chegada a hora do Rio de Janeiro sediar a olimpíada por suas qualificações e pelas qualificações do Brasil. E além disso por representar a América do Sul;, afirmou o porta-voz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação