postado em 29/09/2009 18:09
Em 5 de novembro de 1997, o Dínamo de Kiev goleou o Barcelona por 4 a 0 em pleno Camp Nou, com direito a três gols de Shevchenko. Quase 12 anos depois, nesta terça-feira, dia em que completou 33 anos, Sheva voltou ao estádio do time catalão e viu a equipe de Messi e Pedro Rodriguez, autores dos gols, vencer por 2 a 0 pela Copa dos Campeões.
A vitória, além de acabar com as más recordações com relação a Shevchenko e ao time ucraniano, colocou o Barcelona na liderança do grupo F com quatro pontos, um a mais do que possui o Dínamo, que perdeu uma invencibilidade de 15 jogos.
Inter de Milão e Rubin Kazan empataram por 1 a 1 nesta terça-feira e, assim, o time italiano somou seu segundo ponto, enquanto a equipe russa amarga a lanterna do grupo com um ponto.
Contando com mais uma boa atuação de Messi, o Barcelona, depois de um mau início de primeiro tempo, dominou o jogo e só não construiu um placar superior porque parou nas defesas de Shovkovskiy.
O Barcelona volta a campo pela Copa das Campeões em 20 de outubro, quando recebe o Rubin Kazan. Na mesma data, o Dínamo de Kiev vai à Itália enfrentar a Inter de Milão.
O jogo: Messi entrou em campo e foi logo tentando mostrar quem mandava no Camp Nou. Vítima das faltas dos adversários, o argentino assustou em um chute que passou sobre o gol ucraniano.
Tentando repetir o placar de 12 anos, quando goleou o Barcelona por 4 a 0 no Camp Nou - com direito a três gols de Shevchenko -, o Dínamo se animou e chegou bem com Gerson Magrão, que bateu cruzado, mas para fora.
Assustado, o Barcelona tentou restabelecer a ordem no Camp Nou. Messi e Keita ficaram de frente para o gol adversário e tentaram chutar, mas foram travados. O camisa 10 do time espanhol ainda deu um belo passe para Iniesta, que, na cara do gol, vacilou e foi travado pela zaga ucraniana.
Com uma boa marcação e uma rápida saída de bola, o Dínamo assustava em alguns lances. Como no escanteio cobrado por Gerson Magrão, que Valdes rebateu nos pés de Milevskiy. O jogador do time ucraniano cruzou e a bola passou perigosamente.
Com um futebol irregular, o Barcelona conseguiu abir o marcador graças a Messi. Aos 26 minutos, Iniesta deu lindo passe para o argentino, que saiu da direita para o meio, cortou Leandro Almeida e bateu para o gol.
O gol animou o Barcelona. Ibrahimovic deu belo passe para Messi, que tentou limpar o goleiro adversário, mas não obteve sucesso. Em seguida, o sueco foi lançado por Xavi e só parou na defesa do goleiro adversário.
Dominando a partida, o Barcelona teve boas chances para ampliar o marcador ainda no primeiro tempo. Sempre com Messi e sempre pela direita. No primeiro lance, o camisa 10 cruzou para Xavi chutar e ver a defesa de Shovkovskiy. Em seguida, o argentino passou a bola entre as pernas de um adversário e rolou para o perigoso chute de Iniesta.
Para encerrar o primeiro tempo, um lance genial da dupla ofensiva do Barcelona. Messi saiu na cara do gol e chutou para a defesa de Shovkovskiy. Aproveitando o rebote, da entrada da área, Ibrahimovic deu um voleio e viu o goleiro ucraniano fazer novo milagre.
O segundo tempo começou da mesma maneira que terminou o primeiro tempo. Com o Barça pressionando. Logo no lance inicial, Ibrahimovic cabeceou e Shovkovskiy defendeu novamente. Em seguida Keita saiu de frente para o gol, mas foi barrado por Leandro Almeida, que fez um corte certeiro.
Apostando nas jogadas com Messi, o Barcelona tentava penetrar na área adversária por meio de tabelas. Em uma delas, Ibrahimovic cortou para a esquerda e bateu cruzado, parando novamente em Shovkovskiy.
Contudo, o goleiro ucraniano não conseguiu evitar o segundo gol do Barcelona aos 30 minutos. Messi passou para Ibrahimovic, que achou Pedro na área pela direita. O camisa 17 cortou para o meio e finalizou de perna esquerda. A partir daí, o time da casa passou a administrar o resultado, enquanto a Shevchenko, em seu aniversário de 33 anos, só restava lembrar das glórias de 12 anos atrás.