postado em 29/09/2009 19:25
Apesar de todo o otimismo do presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, em ver sua ;casa; como palco do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, a possibilidade de o Morumbi sediar a primeira partida do evento no Brasil está cada vez mais distante de se tornar realidade.Nesta terça-feira, em reunião do Comitê Executivo da Fifa realizada no Rio de Janeiro, o presidente da entidade, Joseph Blatter, reforçou a opinião já emitida por Jerome Valche, secretário-geral da Fifa, quando questionado sobre o aproveitamento do Morumbi. E praticamente descartou a casa são-paulina para o jogo de abertura e para as fases decisivas da competição.
"A Fifa tem várias exigências para os jogos da Copa do Mundo e elas são maiores para um estádio receber a final e a abertura, depois caem um pouco para jogos da semifinal e assim por diante. Atualmente o Morumbi não se enquadra nessas exigências", avisou o dirigente, alertando, no entanto, que o veto à abertura e aos jogos mais importantes não significa que o Morumbi esteja fora dos planos para as demais partidas da competição.
Se o parecer da Fifa não se alterar até o início de 2011, quando deverá ser anunciada de forma oficial a cidade e o estádio que receberão o jogo inaugural da segunda Copa do Mundo realizada no país, São Paulo poderá ver a honra ;transferida; para Brasília ou Minas Gerais, fortes politicamente na disputa com a capital paulista.