A Portuguesa encerrou na noite desta terça-feira um jejum de duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro da Série B. Atuando no estádio João Paulo II, em Mogi Mirim, a Lusa venceu o Bragantino pelo placar de 2 a 0, e retornou para a briga direta pelo acesso à elite do futebol nacional. Héverton e Zé Carlos foram os destaques da partida e marcaram os gols para o clube rubro-verde.
Depois de perder para o Ipatinga, na Arena Barueri, e Brasiliense, na Boca do Jacaré, a Portuguesa finalmente chegou aos 41 pontos e manteve o sonho da promoção à Série A do Brasileirão. Contudo, devido à vitória do Ceará, quarto colocado na tabela, sobre o Campinense, a distância entre os dois times segue em sete pontos.
Em contrapartida, a derrota diante da Lusa praticamente eliminou o Bragantino das disputas pelo G-4. Estacionado nos 36 pontos, a equipe de Bragança Paulista viu sua distância para o grupo do acesso aumentar ainda mais. Depois da partida desta quarta-feira, os comandados de Marcelo Veiga terão 11 rodadas para tirarem uma desvantagem de 11 pontos em relação ao Ceará.
A Portuguesa tentará se aproximar ainda mais do G-4 nesta sexta-feira, às 21 horas, quando terá pela frente o irregular Paraná, na Vila Capanema. Por outro lado, o Bragantino terá uma missão complicadíssima e enfrenta no sábado, às 16 horas, o líder isolado Vasco, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
O jogo
Um acontecimento peculiar marcou a partida entre Portuguesa e Bragantino. Pela primeira vez em um espaço de um ano e meio, o goleiro Gilvan não ocupava a meta titular da equipe de Bragança Paulista. E, logo aos seis minutos, o substituto Sérvulo, ex-América-RN, fez uma grande defesa e evitou a abertura de placar pela Lusa, após cobrança de falta de Preto.
A Portuguesa continuou com o domínio da partida e controlou as ações durante os 45 minutos iniciais. Com boas atuações de Preto e Héverton, a Lusa exigia grandes defesas de Sérvulo, que evitou uma boa vantagem lusitana na primeira etapa. Aos 25, o camisa 10 do clube do Canindé cobrou outra falta com perigo e, desta vez, o goleiro do Braga apenas viu a bola passar perto da trave direita.
Seis minutos depois, o camisa 1 do Bragantino fez uma excelente defesa para amenizar a pressão da Portuguesa. Após cruzamento de Zé Carlos pela ponta direita, o meia Marco Aurélio aproveitou falha defensiva do Leão de Bragança Paulista e cabeceou no canto esquerdo da meta rival. Bem colocado, Sérvulo saltou e evitou o tento.
Com um adversário fechado, a Portuguesa tentava na base do toque de bola infiltrar na defesa adversária. Entretanto, a equipe de Vagner Benazzi era ineficaz nos últimos passes e terminou o primeiro tempo sem conseguir superar o bloqueio armado por Marcelo Veiga.
A conversa entre Benazzi e o elenco lusitano surtiu efeito logo no primeiro minuto da etapa complementar. Zé Carlos recebeu passe na entrada da área e arriscou o chute. Para a sorte de Sérvulo, a bola passou rente à trave direita do Braga. Entretanto, logo em seguida, o goleiro visitante acabou sendo vazado pela Lusa.
O meio-campista Henrique, que substituiu Ygor no intervalo da partida, recebeu a bola na ponta direita e a levou para a linha de fundo. O cruzamento do jogador encontrou Héverton na primeira trave e, na base do ;peixinho;, o meia-atacante superou Sérvulo e abriu o placar para a Portuguesa, em Mogi Mirim.
Atrás no marcador, o Bragantino tentou avançar sua equipe e procurou mais o ataque. Contudo, os erros de passe impediam qualquer ação mediada pela equipe de Marcelo Veiga. A situação do alvinegro piorou ainda mais aos 11 minutos, quando Juninho acertou o volante Acleisson com o cotovelo e recebeu o cartão vermelho do árbitro Rodrigo Martins Cintra.
Dessa forma, a Portuguesa concretizou uma importantíssima vitória aos 23 minutos. Zé Carlos recebeu com liberdade e arriscou da entrada da área. Apesar do chute fraco do atacante lusitano, o goleiro Sérvulo falhou e sofreu o segundo gol na partida, decidindo a vitória da Portuguesa após duas partidas com resultados extremamente negativos.
Ficha técnica
Local: Estádio Papa João Paulo Segundo, em Mogi Mirim (SP)
Data: 29 de setembro de 2009, às 19h30 (de Brasília)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP)
Assistentes: Márcio Luiz Augusto e João Bourgalber Nobre Chaves (ambos de SP)
Cartões Amarelos: Ygor e Acleisson (Portuguesa) e Carlinhos, Léo Jaime, Juninho e Paulinho (Bragantino)
Cartões Vermelhos: Juninho (Bragantino)
Gols: PORTUGUESA: Héverton, aos dois minutos do segundo tempo, e Zé Carlos, aos 23 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Muriel; Bruno Rodrigo, Preto Costa e Domingos; Simão, Ygor (Henrique), Acleisson, Preto (Fernandinho) e Marco Aurélio; Héverton (Fabrício) e Zé Carlos
Técnico: Vagner Benazzi
BRAGANTINO: Sérvulo; Kadu, Carlinhos e Robson; Diego Macedo, Juninho, Adãozinho, Léo Jaime (Danilo Bueno) e Paulinho; Beto (Emerson) e Frontini (Pedro Henrique)
Técnico: Marcelo Veiga