postado em 29/09/2009 21:29
Em Campinas, a Ponte Preta venceu na noite desta terça-feira o América-RN pela 27; rodada do Campeonato Brasileiro da Série B por 4 a 0. O atacante Danilo Neco, de 23 anos, marcou dois gols (além de dar o passe para o quarto gol) enquanto Lins e Finazzi completaram o placar.O estreante do dia no Moisés Lucarelli foi o volante Danilo Portugal, que fez uma boa partida e deu assistência para o segundo tento do time da casa.
[SAIBAMAIS]Com este resultado, a Macaca subiu para 39 pontos, sete a menos que o Ceará, quarto colocado, na zona que garante o time na primeira divisão do Brasileirão em 2009. Já o Mecão está em 18;, com 28 pontos, na zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, nesta sexta-feira, a Ponte vai até Caxias do Sul, onde enfrenta o Juventude para seguir sonhando com a Série A. Enquanto isto, o América-RN jogará em casa contra o Campinense (que também está na zona perigosa) para tentar sair das quatro últimas colocações.
O jogo
Precisando desesperadamente do resultado para sair da zona do rebaixamento, o América-RN tomou atitude nos primeiros minutos e foi para cima da Macaca mesmo jogando em Campinas. Porém, os atacantes dos potiguares não foram eficientes diante do goleiro Gilson, ex-jogador do Mecão, que realizou grandes defesas.
Com o passar do tempo, os campineiros passaram a impor seu ritmo de jogo e melhoraram na partida, graças à boa movimentação dos meio-campistas Danilo Portugal e Wilian Favoni, os mais participativos da equipe.
Até que aos 12 minutos, prevaleceu a maior qualidade da Ponte. Em cobrança rápida de falta, o experiente Márcio Mixirica ganhou na velocidade e cruzou na medida para Danilo Neco que só tocou de perna direita para o fundo das redes.
A vantagem no placar era o que faltava para os anfitriões embalarem de vez. Com boa movimentação de Danilo Neco no ataque, a equipe alvinegra criou as melhores chances ofensivas, enquanto os Alvirrubros buscavam encaixar um contra ataque, sem sucesso.
Para o segundo tempo, o técnico Artur Neto sacou o inoperante Helinho e colocou o veloz André Luís na frente e o América-RN voltou mais perigoso do vestiário, mantendo mais a posse de bola dando trabalho para a defesa ponte-pretana.
Mas quando a Macaca ia para frente, era perigosa, por ter mais talento individual. Assim, aos 13 minutos Danilo Portugal lançou com estilo seu xará Danilo Neco na área. O camisa 11 ganhou no corpo do zagueiro americano e tocou por entre as pernas de Weverton: 2 a 0.
Aos 23, o técnico Márcio Bittencourt tirou o exaurido estreante Danilo Portugal e colocou o atacante Lins. Um minutos depois, o camisa 17 tocou pela primeira vez na bola: após um cruzamento de Vicente, o avante desviou de cabeça e fez o terceiro dos anfitriões.
Com 3 a 0 no placar, restou ao América-RN tentar ir para o ataque, mas já sem muita motivação, enquanto a Ponte Preta se defendia e tentava, sem muita afobação, contra golpear.
Tranquilo, a Macaca goleou já nos acréscimos. Pirão roubou a bola e passou para Danilo Neco, que arrancou pela direita, driblou o zagueiro e ;deu; o gol para Finazzi, que recebeu livre e só tocou para o fundo das redes.
Ficha técnica
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 29 de setembro de 2009, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Mauricio Aparecido de Siqueira (MT)
Assistentes: Fabio Rodrigo Rubinho e Paulo Cesar Silva Faria (ambos de MT)
Cartão amarelo: Tinga, Pirão (P), Weverton e Júlio Terceiro (A)
Gols:
PONTE PRETA: Danilo Neco, aos 12 minutos do primeiro tempo e aos 13 do segundo, Lins, aos 24 do segundo tempo, Finazzi, aos 46 minutos do segundo tempo
PONTE PRETA: Gilson; Dede, Dezinho, Marrom e Vicente; Wilian Favoni, Danilo Portugal (Lins), Pirão e Nenê (Tinga); Danilo Neco e Márcio Mexerica (Finazzi)
Técnico: Márcio Bittencourt
AMÉRICA-RN: Weverton; Leandro Silva, Júlio Terceiro e Edson Rocha; Thoni, Ramirez (Éverton César), Rafael (Geovane), Juninho e Wilton Goiano; Helinho (André Luís) e Max
Técnico: Artur Neto