postado em 29/09/2009 21:30
Com dois gols a poucos minutos do final do segundo tempo, o ABC-RN derrotou o Atlético-GO por 2 a 1, de virada, nesta terça-feira. O time natalense respira fora da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro, e a equipe goiana chega a seis insucessos consecutivos como visitante.O ABC ao menos momentaneamente deixa a zona de rebaixamento, com 31 pontos conquistados. Já o Atlético permanece com 47, ainda no grupo dos quatro primeiros colocados da competição nacional. Na próxima rodada, o time potiguar visita o Ipatinga, enquanto os goianos recebem o São Caetano.
[SAIBAMAIS]Ambos entraram em campo na noite desta terça-feira motivados pelas vitórias nos clássicos regionais, no final de semana passado. Os natalenses haviam superado o América-RN, ao passo que a formação de Goiás chegava ao Rio Grande do Norte com um triunfo sobre o Vila Nova em pleno Serra Dourada.
O jogo
No primeiro tempo, prevaleceu a forte marcação dos visitantes e as raras situações de gol criadas pelos dois times, mantendo o placar em branco. O técnico Flávio Lopes desceu aos vestiários lembrando a qualidade adversária, o que dificultava bastante o confronto, e alertando para a necessidade de ter mais velocidade para vencer a zaga atleticana, especialmente pelas laterais.
O Atlético inaugurou o marcador com dois minutos de bola rolando na segunda etapa. A defesa abecedista interceptou tabela do ataque visitante, e a bola chegou aos pés de Alysson. Dentro da área, o lateral esquerdo chutou cruzado e rasteiro, com força e no canto direito, para vencer o goleiro Tiago Cardoso. O gol calou a torcida local, e o placar do estádio também não foi mudado.
A partida ganhou emoção, com os donos da casa se lançando à frente e permitindo ao Atlético a chance de contragolpear. Aos 13 minutos, Ricardinho livrou-se de Agenor e invadiu a área pela direita, mas chutou fraco, nas mãos do arqueiro Márcio, do time goiano. Um minuto mais tarde, Wesley aproveitou contra-ataque, mas parou no goleiro do ABC, que fez duas defesas seguidas.
Expondo-se bastante, o time de Natal contou com a má pontaria adversária não somente para não levar mais gols, mas também para chegar ao empate aos 31. Após chute de fora da área, a bola rebateu na defesa atleticana e chegou a Júnior Negão, que viu o goleiro batido no chão e chutou para o fundo da rede, levantando o Frasqueirão e abrindo o caminho da virada.
Quatro minutos depois, o estreante meio-campista Zé Eduardo passou pelo marcador e chutou no canto esquerdo, colocando o ABC à frente no marcador. Após o belo gol, o jogador vibrou muito à beira do gramado, ciente de que o tento seria muito importante para as pretensões de sua equipe na competição. Depois disso, não houve tempo para mais nada, a não ser a comemoração junto à torcida alvinegra.
Ficha técnica
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal (RN)
Data: 29 de setembro de 2009, terça-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (FIFA-RS)
Assistentes: Francisco Pereira de Lima e José Nilton da Costa (ambos do PI)
Cartões amarelos: Fabiano, Rafael Pedro e João Paulo (ABC); Agenor, Paulo Ricardo, Leandro Amaro, Alysson e Márcio (Atlético)
Gols:
ABC: Júnior Negão, aos 31 minutos, e Zé Eduardo, aos 35 minutos do segundo tempo
ATLÉTICO: Alysson, aos dois minutos do segundo tempo
ABC: Tiago Cardoso; Audálio (Ivan), Rafael Pedro e Fabiano; Bosco (João Paulo), Augusto Recife, Alexandre Oliveira, Sandro e Bruno Barros (Zé Eduardo); Ricardinho e Júnior Negão
Técnico: Flávio Lopes
ATLÉTICO: Márcio; Paulo Ricardo (Fábio Gomes), Leandro Amaro, Antônio Carlos e Alysson; Agenor, Leandro Carvalho, Robston e Anaílson (Elias); Juninho (Weslley) e Zulu
Técnico: Mauro Fernandes