Superesportes

Ceará vence Campinense e se mantém firme no G4 da Série B

postado em 29/09/2009 21:41
Há dois jogos sem vitória, o Ceará precisava vencer o Campinense para se manter no G-4, grupo que garante o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. E, com uma bela atuação do meia Geraldo, a equipe de Paulo César Gusmão derrotou os paraibanos por 3 a 1, na noite desta terça-feira, em Campina Grande, e sustentou a quarta colocação na Série B até o final da 27; rodada.

Com o resultado, o Ceará chegou aos 47 pontos e alcançou o Atlético-GO na terceira colocação. Contudo, nos critérios de desempate, os goianos permanecem à frente. Em contrapartida, o Campinense permaneceu com 26 pontos e poderá terminar esta terça-feira na lanterna da Série B do Brasileirão. Para a Raposa ser a última ao final da rodada, basta um empate do Fortaleza, que entra em campo às 21h50 contra o Ipatinga, no estádio Castelão.

[SAIBAMAIS]Na próxima rodada, o Ceará terá pela frente o clássico estadual diante do Fortaleza, no sábado, às 21 horas. O Campinense, enquanto isso, buscará a reabilitação contra o América-RN, nesta sexta-feira, às 21 horas, no Machadão.

O jogo

Precisando da vitória para se manter no G-4, o Ceará não se intimidou com o fato de atuar fora de casa e abriu o placar logo aos 12 minutos da primeira etapa. Após belo cruzamento de Wellington Amorim, a bola encontrou o meia Geraldo dentro da área. O experiente camisa 10 tocou com categoria para dentro das redes e fez a festa na torcida do Vovô presente no estádio Amigão.

Apesar de controlar a partida, o Ceará acabou surpreendido aos 17 minutos, em uma das principais jogadas do Campinense. Após cruzamento de escanteio pela esquerda, o goleiro Lopes saiu mal e viu o zagueiro Nino empatar a partida em Campina Grande. O resultado não agradava nenhuma das duas equipes.

O gol do Campinense não abalou a equipe de Paulo César Gusmão. O controle da partida e definiu o marcador em apenas dois minutos. Primeiramente aos 20 da primeira etapa, quando Jorge Henrique cobrou falta do lado esquerdo da intermediária e encontrou Wellington Amorim dentro da área. O atacante alcançou a bola com um carrinho e marcou o segundo do Vovô.

Logo em seguida, Geraldo recebeu excelente passe na intermediária do Campinense, invadiu a área e anotou o terceiro gol, segundo do camisa 10 na partida. Dessa forma, a equipe cearense dominou completamente o primeiro tempo, sustentando a vantagem.

Durante a segunda etapa, o Ceará manteve a posse de bola e neutralizou o Campinense. A partida ficou muito truncada na etapa complementar, favorecendo os visitantes. Consequentemente, o time alvinegro não teve muitos problemas para garantir os três pontos e, o mais importante, um lugar na zona de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro até o final desta 27; rodada.

Ficha técnica

Local: Estádio Amigão, em Campina Grande (PB)
Data: terça-feira, 29 de setembro de 2009
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg De Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Renison Nunes Freire (SE)
Cartões Amarelos: Edmundo, Giuliano e Henrique (Campinense); Fabrício, Michel e Heleno (Ceará)
Cartões Vermelhos: Henrique (Campinense)

Gols: CAMPINENSE: Nino, aos 17 minutos do primeiro tempo; CEARÁ: Geraldo, aos 12 e 22 minutos do primeiro tempo, e Wellington Amorim, aos 20 minutos do primeiro tempo

CAMPINENSE: Fabiano; Fábio Santana, Márcio Bahia, Nino e Marquinhos (Almir); Henrique, Neto Maranhão (Charles Wagner), Giuliano e Washington (Marcelinho Henrique); Edmundo e Anderson Oliveira
Técnico: Freitas Nascimento

CEARÁ: Lopes; Boiadeiro, Fabrício, Erivélton e Jorge Henrique; Michel (Careca), Heleno (Reinaldo), João Marcos e Geraldo (Misael); Wellington Amorim e Mota
Técnico: Paulo César Gusmão

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação