Superesportes

Guarani vence fora de casa e abre 11 pontos para o Azulão

postado em 29/09/2009 23:08
Em jogo estratégico pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro, o Guarani conseguiu importante vitória fora de casa. Jogando no Anacleto Campanella, o Bugre bateu o São Caetano por 2 a 1 e se distanciou ainda mais da equipe, uma das que mais ameaça os integrantes do G-4.

Com o resultado, o alviverde chega aos 52 pontos, na vice-liderança da Série B. A distância para o Azulão, que permanece na 6; colocação, passa a ser de 11 pontos. De quebra, o Guarani ainda se aproxima mais do Vasco, beneficiado pela derrota dos cariocas para o Figueirense - a distância para a primeira posição agora é de três pontos.

[SAIBAMAIS]O São Caetano, por sua vez, agora vê a Portuguesa novamente ameaçar suas pretensões - o time rubro-verde bateu o Bragantino e empatou com 41 pontos, mas ainda perde nos critérios de desempate. Para chegar ao G-4, ainda precisa tirar diferença de quatro pontos para o Figueirense, quinto colocado.

Na próxima rodada, o São Caetano encara outro forte candidato ao acesso: pega o Atlético-GO, que iniciou a rodada na terceira posição. A partida está marcada para as 16h10 (de Brasília) do próximo sábado, no Serra Dourada, em Goiânia. No mesmo dia e horário, o Guarani volta ao Brinco de Ouro da Princesa, também para enfrentar um goiano: o Vila Nova.

O jogo

A estabilidade foi a marca do Guarani durante o primeiro tempo. O time não cedeu à pressão do anfitrião e se manteve constante, marcando forte na defesa e apostando na rapidez de Fabinho para os contra-ataques. O contraponto foi o experiente Harrison, que, sem ritmo de jogo e há muito tempo sem atuar, sofreu para acompanhar os companheiros.

Já o Azulão parou em seus próprios erros. Com Xuxa e Eduardo Ramos na armação das jogadas, a equipe concentrou seus avanços pelo lado direito, onde Galiardo apoiou muito. Erros de passe e finalização, no entanto, evitaram que as poucas boas chances fossem concluídas. Quem mais assustou foi mesmo o Guarani, que abriu o placar aos 21 minutos.

Fabinho recebeu pela esquerda, cortou a marcação e bateu rasteiro da intermediária, acertando o canto direito de Luiz. O Azulão, então, partiu para cima de vez e quase marcou aos 26, quando Eduardo Ramos bateu forte da entrada da área, mas Douglas fez boa defesa. No rebote, o camisa 10 cruzou, mas o artilheiro Washington não alcançou para completar de cabeça.

Aos 37 minutos, o Bugre assustou de novo, quando Bruno Aguiar bateu falta da entrada da área e acertou a forquilha esquerda de Luiz, para o desespero do bom número de torcedores bugrinos no Anacleto Campanella. Sob o frio e a chuva do ABC Paulista, o elenco do Azulão foi para os vestiários ouvindo muitas cobranças da torcida, especialmente sobre Xuxa.

No segundo tempo, o São Caetano recebeu um baque logo de cara. Aos três minutos, Bruno Recife invadiu a área pela esquerda e acabou derrubado. Pênalti, que o camisa 10 Eduardo Ramos não soube converter. Douglas pulou no canto esquerdo para evitar o gol de empate. Dez minutos depois, o Azulão pagou o preço pela falha.

Em contra-ataque rápido, Carlos César ganhou jogada pela direita, avançou e tocou rasteiro para o meio da área, onde Fabinho desviou. Luiz ainda conseguiu dar o toque, mas, para garantir, Ricardo Xavier tocou para o fundo das redes, ampliando a vantagem. O baixo volume de jogo apresentado fez a torcida se irritar ainda mais no Anacleto, mas a esperança voltou aos 23 minutos.

O Azulão aproveitou uma falha da zaga, em corte mal feito por Carlos César, para diminuir. A bola sobrou para Wendell pela esquerda, onde tocou por cima de Douglas, com o gol aberto. Com o tento, o Azulão voltou a pressionar o visitante, mas sem conseguir criar efetivas chances de empatar o jogo. Seu rival, por sua vez, ficou com espaço aberto para contra-atacar.

Aos 35 minutos, Luiz evitou o terceiro gol do Guarani em duas oportunidades consecutivas. Primeiro, defendeu cabeçada forte de Ricardo Xavier, após cruzamento da direita. Depois, espalmou forte chute de Carlos César, em rebote após cruzamento de Fabinho. O atacante, pouco depois, também perdeu boa chance, chutando por cima do gol. A vitória, no entanto, já estava garantida.

Ficha técnica

Local: Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP)
Data: 29 de setembro de 2009, terça-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Cléber Welington Abade (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Celso Barbosa de Oliveira (ambos de SP)
Renda: R$ 10.952
Público: 1.586 pagantes
Cartões Amarelos: Galiardo (São Caetano); Dão, Mário Lúcio e Harrison (Guarani)

GOLS: SÃO CAETANO: Wendell , aos 23 minutos do segundo tempo
GUARANI: Fabinho, aos 21 minutos do primeiro tempo e aos 13 do segundo tempo

SÃO CAETANO: Luiz; Galiardo (Hugo), Anderson Marques, Marcelo Batatais e Bruno Recife; Adriano, Jairo, Xuxa (Marcinho) e Eduardo Ramos (Damián Luna); Wendell e Washington
Técnico: Antonio Carlos Zago

GUARANI: Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Dão e Eduardo; Cléber Goiano, Fabinho Romão, Carlos César e Harrison (Mário Lúcio); Fabinho (Dairo) e Ricardo Xavier (Nei Paraíba)
Técnico: Oswaldo Alvarez

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação