postado em 30/09/2009 08:00
Embalado pela goleada de 5 a 0 na estreia contra a Costa Rica, o Brasil volta a campo nesta quarta-feira com a possibilidade de garantir uma vaga de forma antecipada às oitavas de final do Mundial Sub-20. Uma das principais favoritas ao título, a seleção brasileira encara, às 13h45 (horário de Brasília), a República Tcheca, líder do grupo E ao lado da equipe tetracampeã da categoria.Tanto o Brasil, como os europeus, somaram três pontos na primeira rodada e disputarão a liderança da chave. Caso o elenco nacional vença os tchecos poderá se classificar ainda nesta quarta-feira, em caso de empate na outra partida do grupo entre Austrália, superada pelos europeus por 2 a 1 na estreia, e Costa Rica.
A estreia convincente contra os costarriquenhos elevou a seleção brasileira ao patamar de principal favorita do título do Mundial. Entretanto, o treinador da ;amarelinha;, Rogério Lourenço, adotou um discurso humilde e pregou respeito à República Tcheca. O técnico minimizou o fato de poder garantir uma vaga de forma antecipada às oitavas.
"Apesar do placar, nós tivemos muita dificuldade na partida contra a Costa Rica e parabenizei os jogadores pelo grande resultado. Mas, nosso objetivo agora é deixar esse jogo para trás e temos que pensar nos melhores pontos para a partida contra a República Tcheca", afirmou o treinador da seleção brasileira, às vésperas da partida que poderá garantir a vaga brasileira entre os 16 melhores do torneio.
O Brasil entrará em campo com a mesma formação que goleou a Costa Rica. Destaques para a dupla de meias formada por Giuliano, do Internacional, e Paulo Henrique, do Santos. Ambos os jovens atletas tiveram excelente atuação contra a seleção da Concacaf e são o ponto de criatividade do time de Rogério Lourenço. No ataque, a dupla Alan Kardec e Alex Teixeira também será mantida após o bom nível apresentado na estreia.
Por outro lado, os tchecos se mostraram impressionados com a atuação brasileira na primeira partida. Respeitando o rival desta quarta-feira, o técnico Jakub Dovalil ressaltou as qualidades do time sul-americano, mas afirmou que sua equipe está preparada para encarar o Brasil pela segunda rodada do grupo E.
"Nós fomos presenteados com a vitória na primeira partida, mas teremos que jogar muito melhor. Precisamos melhorar porque teremos pela frente um excelente time. O Brasil foi fantástico contra a Costa Rica, mas este é um jogo fundamental para nós e teremos a chance de avançar à próxima fase. Penso que estamos preparados para enfrentá-los", discursou o treinador da República Tcheca, Jakub Dovalil.
Ficha técnica
Local: Estádio Port Said, no Egito
Data: 30 de setembro de 2009, quarta-feira
Horário: 13h45 (de Brasília)
Árbitro: Alberto Undiano (Espanha)
Assistentes: Fermin Martínez e Juan Carlos Yuste Jimenez (ambos da Espanha)
BRASIL: Rafael; Douglas, Rafael Tolói, Dalton e Diogo; Souza, Maylson, Giuliano e Paulo Henrique; Alan Kardec e Alex Teixeira
Técnico: Rogério Lourenço
REPÚBLICA TCHECA: Vaclik; Lecjaks, Hosek, Mazuch e Vacha; Celustka, Moravek, Zeman e Marecek; Vosahlik e Rabusic
Técnico: Jakub Dovalil