Agência France-Presse
postado em 01/10/2009 14:18
COPENHAGUE - O escritor Paulo Coelho deu sua contribuição nesta quinta-feira (1/10), em Copenhague, para animar os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) a votar no Rio de Janeiro como sede olímpica em 2016 prometendo %u201Cplantar uma bananeira%u201D em Copacabana para provar a capacidade de transformação que os Jogos podem ter para a cidade.
[SAIBAMAIS]"Os Jogos Olímpicos não são apenas esportes. Pierre de Coubertin (o fundador dos Jogos modernos) os criou pensando que seriam um motor transformador. 'Mens sana in corpore sano'", comentou o autor de best-sellers mundiais.
"Estes Jogos Olímpicos no Rio significarão muito em termos de esporte, mas também de transformação. Essa candidatura é o símbolo de todo um continente porque nunca houve antes Jogos na América do Sul", acrescentou. "Cada anel olímpico representa um continente e nós temos que conseguir nosso anel", insistiu. "Estamos desejando demonstrar ao mundo que trabalhamos duro, apesar de, ao mesmo tempo, sermos sonhadores. Podemos superar as dificuldades, somos lutadores, gente trabalhadora, e por fim estamos aqui".
Paulo Coelho explicou que a curiosa aposta foi feita durante o almoço com várias esposas de delegados do COI nesta quinta-feira.
"Fiz a promessa pública que, se estiver vivo na ocasião e se tivermos os Jogos no Rio, irei até a praia de Copacabana plantar bananeira, com quase 70 anos, para demonstra a capacidade de transformação que os Jogos podem ter para o Rio", explicou.