Agência France-Presse
postado em 01/10/2009 21:16
A cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 será escolhida durante a 121; sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta sexta-feira, em Copenhague, depois da votação de 97 dos 105 membros da organização em uma primeira rodada.Nessa primeira rodada, realizada depois que Rio de Janeiro, Chicago, Madri e Tóquio fizerem suas apresentações e responderem às perguntas dos delegados, não votarão nem o presidente do COI, Jacques Rogge, nem os membros oriundos dos países que apresentaram sua candidatura.
Nesse caso, são os brasileiros João Havelange e Carlos Nuzman, presidente do comitê de candidatura do Rio, os japoneses Chiharu Igaya e Shun-Ichiro Okano, os americanos Anita DeFrantz e James Easton, e o espanhol Juan Antonio Samaranch Salisachs.
Os delegados do país da cidade eliminada na primeira rodada poderão votar na segunda e assim por diante. Se nenhuma das cidades conseguir a maioria absoluta, a que obtiver o menor número de votos será eliminada e uma nova rodada de votação será realizada entre as demais candidatas.
Não são levados em conta os votos em branco e os nulos.
Quando uma cidade é eliminada, se comunica apenas o nome, sem que se saiba no ato que cidade recebeu o maior número de votos nas primeiras rodadas. A cidade escolhida será a primeira a alcançar a maioria absoluta ou a maioria simples caso no final a disputa fique entre duas candidatas.
O presidente do COI, que pode decidir votar em caso de empate na última rodada, anuncia então o nome da cidade escolhida e são divulgados os resultados de cada rodada de votação.