Superesportes

Com apresentação impecável, Rio e Lula pedem ao COI que faça história

postado em 02/10/2009 09:24

Luiz Roberto Magalhães

Enviado especial

Copenhague ; Se a apresentação das candidatas realmente faz alguma diferença na 121; Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) que definirá a sede das Olimpíadas de 2016, o Rio de Janeiro turbinou suas chances no Bella Center, na capital dinamarquesa.

Terceira concorrente a apresentar o projeto aos 95 eleitores que votarão na primeira fase, o Rio-2016 mostrou, de longe, maior profissionalismo e qualidade técnica que Chicago e Tóquio, as primeiras a comparecer diante dos eleitores.

Com uma introdução emocionante, João Havelange, membro mais velho do COI, ressaltou a qualidades da Cidade Maravilhosa e fez um convite: ;Espero celebrar as primeiras olimpíadas na América do e gostaria de convidar todos vocês para estarem comigo, em 2016, na minha cidade, em um novo Brasil, para meu aniversário de 100 anos.;
[SAIBAMAIS]
O presidente Lula foi o oitavo integrante da delegação brasileira a tomar a palavra. E, em português, ao contrário dos outros, que falaram em inglês e algumas vezes em espanhol, Lula conclamou os representantes do COI a darem um voto de confiança histórico ao país.

;O Rio está pronto. Nos dêem essa chance e vocês não vão se arrepender;, garantiu o presidente. ;Estejam certos: os jogos que o Rio organizarão serão inesquecíveis porque serão cheios de paixão, de energia e da criatividade do povo brasileiro.;

Apresentação do Rio de Janeiro mostra o Cristo RedentorDurante a apresentação, os brasileiros -- amparados pela imagem e prestígio de Pelé, que foi muito aplaudido ao ser apresentado pela velejadora Isabel Swan (bronze em Pequim), mas não discursou aos eleitores -- detalharam o projeto usando imagens computadorizadas em 3D e mostraram vídeos ao som de ;Aquele Abraço;, que teve trechos cantados em inglês. Mais do que isso, deram segurança aos membros do COI de que o país dará todas as garantias econômicas e estruturais para o sucesso dos Jogos.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reforçou os aspectos econômicos favoráveis do Brasil. ;Somos a décima maior economia do mundo e o Banco Mundial projeta que seremos a quinta em 2016;, adiantou. ;Nossa força econômica pode dar a vocês confiança. Levem os Jogos para o Rio em 2016;, pediu. Além disso, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, não se furtou em falar sobre segurança e reforçar os investimentos que serão feitos para garantir uma olimpíada segura e pacífica.


Confira videorreportagem com Gustavo Kuerten e César Cielo sobre a candidatura do Rio:



Ao fim das palavras de Lula, antes das perguntas, os eleitores assistiram a um vídeo de Fernando Meireles chamado Unity, em que pessoas de várias partes do mundo passevam pelo Rio e se deslumbram com a beleza da cidade e o calor humano de seu povo, terminando em emocionantes anéis olímpicos humanos na areias cariocas.

Sabe-se que no universo olímpico a política e os interesses sociais muitas vezes falam mais alto do que a razão. A América do Sul nunca sediou os Jogos, o Brasil explorou todas suas qualidades em sua apresentação e as chances de o país sair vitorioso da Dinamarca são grandes.

Tudo isso, entretanto, só será confirmado às 13h30 (horário do Brasil), 18h30 no horário local, quando o COI anunciará o resultado da eleição. Se vencer, a festa carioca em Copenhague promete ser tão histórica quanto a o feito que eles conquistaram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação