Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Juventude tenta não afundar diante da Ponte Preta

Perder é um verbo que Juventude e Ponte Preta não podem conjugar na noite de sexta-feira. Na abertura da 28; rodada da Série B, uma derrota para qualquer um dos lados no Alfredo Jaconi causará sequelas gravíssimas para as últimas rodadas.

Não vencer a partir das 21 horas (de Brasília) poderá colocar os gaúchos na zona de rebaixamento. Não pontuar pode levar o clube até o penúltimo lugar, dependendo dos resultados de Bahia, Fortaleza ,que entram em campo no sábado, e América-RN, que joga também na noite de sexta. Para a Ponte uma derrota fará terminar as esperanças de subir de divisão.

O jogo definirá para a Ponte Preta de que lado da linha o clube está, pois após os 90 minutos se saberá se pensar na Primeira Divisão é sonho ou utopia. No momento, o técnico Márcio Bittencourt quer que seu time apenas jogue bola. É o famoso pensamento de jogo a jogo.

"Vamos deixar de lado o debate de acesso, mudamos o foco. É claro que ainda temos chance e enquanto ela existir, vamos buscar o acesso, mas termos que pensar de outro jeito. É bom o treinador não fazer conta, em vez disso, temos que subir de degrau em degrau e o próximo é na sexta", comentou o treinador, oitavo colocado na Segundona.

Porém, a posição da Macaca é o paraíso para alguns. A tabela de classificação indica uma situação cada vez mais complexa para o Juventude. O clube gaúcho não se distancia da zona de rebaixamento. Pelo contrário, cada vez mais flerta com ela. O Alviverde é o primeiro fora dela, com 31 pontos, superando o Bahia somente nos critérios de desempate.

O carnê de jogos escancara uma boa oportunidade para se distanciar das últimas colocações. São duas partidas em casa. Além da Ponte, na próxima semana os caxienses recebem o lanterna Campinense. Nova lei foi instaurada no vestiário. Virou obrigação somar seis pontos para não ver o desespero bater.

Na Ponte Preta a intenção é repetir o nível da última atuação. Após três partidas sem vencer, a Macaca goleou o América-RN na rodada passada. No momento, são oito pontos de distância para uma vaga na elite do futebol brasileiro. Para encurtar a diferença, os campinenses precisarão voltar a vencer como visitantes. A última vez faz tempo, foi na oitava rodada, somando mais de 100 dias de seca. O volante Deda e o lateral direito Edílson são os principais reforços do time. Eles cumpriram suspensão diante do Mecão.

Em campo, a situação dá margens às esperanças para o Juventude. Dos 13 jogadores indisponíveis para enfrentar o Vila Nova no começo da semana, sete deles estarão à disposição de Ivo Wortmann. Nem todos começarão jogando nesta sexta-feira. A zaga deverá ser totalmente modificada com Nenê e Da Silva retornando ao time. Existe até a possibilidade da volta do sistema com três zagueiros. São indefinições que devem ser solucionadas somente quando a escalação for anunciada. No ataque, os gols precisam voltar a aparecer. "É inexplicável. A gente produz, mas não faz", lamentou o centroavante Marcos Denner.

Estádio cheio? - A campanha do Juventude não ajuda, mas a torcida em nenhum momento se mostrou ao lado do time. O Alfredo Jaconi nunca lotou. Tentando diminuir os brancos das arquibancadas, a direção realizou diversas promoções para as partidas em Caxias do Sul, inclusive, o famoso "leve dois, pague um". Agora, parte para a tentativa final, cobrando um valor irrisório pela entrada. Para as próximas duas partidas, a papada pagará R$ 4 por um ingresso e as mulheres terão entrada franca.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE x PONTE PRETA

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 2 de outubro de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Assistentes: Helberth Costa Andrade e Celso Luiz da Silva (ambos de MG)

JUVENTUDE: Juninho; Jackson, Nenê, Da Silva e Bruno Teles; Lauro, Walker, Tiago Renz (Douglas) e Zezinho; Mendes e Marcos Denner
Técnico: Ivo Wortmann

PONTE PRETA: Gilson; Edílson, Dezinho, Marrom e Vicente; Deda, Danilo Portugal, Pirão e Nenê; Danilo Neco e Márcio Mexerica
Técnico: Márcio Bittencourt