Superesportes

Rio dá goleada em Madrid na decisão: 66 x 32

postado em 02/10/2009 14:41

Lula, Cabral e Paes vibram em Copenhague: governo federal, estadual e municipal unidosCopenhague ; Ao contrário do que estava previsto, a decisão da sede das Olimpíadas de 2016 não foi apertada. Na final entre Rio de Janeiro e Madrid houve uma verdadeira goleada dos brasileiros: 66 votos, contra 32 dos espanhóis.

Anteriormente, Chicago e Tóquio já haviam sido despachadas nas rodadas anteriores da disputa - a regra da votação prevê que enquanto não haja maioria absoluta (50% mais um voto), a cidade menos escolhida seja eliminada.

Curiosamente, a capital da Espanha saiu na frente da disputa, já que na primeira rodada obteve 28 votos, dois a mais que o Rio. Tóquio teve 22 votos e Chicago ficou com 18. Na segunda parte da votação, os brasileiros tiveram 46 contra 29 de Madrid e 20 dos japoneses.

Trata-se da primeira vez que a América do Sul vai sediar o principal evento do esporte mundial.

"Parece que eles vieram apenas para cumprir tabela. Nós éramos os únicos que queríamos, de verdade, fazer uma Olimpíada. As pessoas viram isso nos nossos olhos", destacou o presidente Lula, após a votação. "Não foi a vitória do Lula sobre o barack Obama, mas do Rio sobre Chicago", desconversou, ao ser questionado sobre a "disputa política" na sede.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação