Superesportes

Juventude desencanta e volta a respirar na Série B

postado em 02/10/2009 23:06
O Juventude volta a respirar na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, a equipe recebeu a Ponte Preta no Estádio Alfredo Jaconi e não decepcionou a torcida vencendo por 3 a 1. Mendes, que marcou duas vezes e agora é um dos artilheiros da competição, e Irineu fizeram os gols dos donos da casa. Danilo Neco diminuiu para os visitantes.

O triunfo faz com que a equipe de Caxias chegue aos 34 pontos e passe a ocupar a 14; colocação, espantando, momentaneamente, o perigo do rebaixamento. A Ponte Preta, estacionada na oitava posição com 39 pontos, vê cada vez mais distante seu sonho de integrar a Série A em 2010.

[SAIBAMAIS]Na próxima rodada, os dois times buscam a vitória em seus domínios. O Juventude enfrenta o Campinense no sábado às 21h, no Alfredo Jaconi. A Macaca também entra em campo no sábado, às 16h, contra o Vasco.

O jogo

Apesar de precisarem da vitória, as duas equipes iniciaram a partida sem grande ímpeto ofensivo, se preocupando mais em não deixar espaços na defesa do que em criar chances para marcar. Os visitantes assustaram primeiro, aos 15 minutos, com chute forte de Edílson, defendido pelo arqueiro.

Os donos da casa levavam perigo por meio de escanteios e foi assim que abriram o placar, aos 20 minutos. No rebote do quinto tiro de canto gaúcho, Mendes foi lançado no meio da área. A zaga paulista parou pedindo impedimento enquanto o atacante matava a bola no peito e empurrava para as redes.

Após o gol, o Juventude seguiu pressionando e conseguiu um pênalti apenas seis minutos depois. Zezinho fez boa jogada pela direita e cruzou, a bola bateu na mão de Dezinho e o árbitro mineiro Alício Pena Júnior assinalou a penalidade máxima. Mendes foi para a cobrança e, com a paradinha, converteu, aos 27 minutos, chegando à artilharia da Série B, com 13 gols. O tento foi o 50; do avante com a camisa do clube de Caxias.

A Ponte Preta descontou ainda no primeiro tempo, aos 39 minutos. Danilo Neco tabelou com Finazzi na entrada da área e bateu cruzado para vencer o goleiro Juninho, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o tento paulista.

Na volta do intervalo, a Macaca passou a dominar a posse de bola, buscando o gol do empate. O time chegou a criar algumas chances de marcar, mas a zaga gaúcha impediu que os campineiros igualassem o marcador. Com espaço para buscar o contra-ataque, o Juventude também levou perigo à meta de Gilson, mas chegou ao gol que definiu o resultado mais uma vez em um escanteio. No 11; tiro de canto da equipe, Irineu subiu mais alto que a zaga e cabeceou firme para as redes, quando o cronômetro marcava 24 minutos.

A Ponte passou a buscar desesperadamente um gol, mas cometia muitos erros de passe e facilitava o trabalho da zaga. A tarefa da Ponte ficou ainda mais complicada quando Edílson e Pirão foram expulsos. Quando roubava a bola, a equipe de Caxias partia com velocidade no contra-ataque, ameaçando o gol campineiro. No entanto, o placar permaneceu inalterado até o fim do jogo.

Ficha técnica


Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 2 de outubro de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Assistentes: Helberth Costa Andrade e Celso Luiz da Silva (ambos de MG)

Cartões Amarelos: Bruno Teles e Lauro (Juventude); Dezinho, Deda, Pirão e Edílson (Ponte Preta)
Cartão Vermelho:Edílson (Ponte Preta)

Gols: JUVENTUDE - Mendes, aos 20 e 27 minutos do primeiro tempo e Irineu, aos 24 minutos do segundo tempo
PONTE PRETA: Danilo Neco, aos 39 minutos do primeiro tempo

JUVENTUDE: Juninho; Douglas, Irineu e Bruno Teles; Bruno, Walker, Tiago Renz (Gustavo), Zezinho e Ivo (Luis Felipe); Mendes(Lauro) e Marcos Denner
Técnico: Ivo Wortmann

PONTE PRETA: Gilson; Edílson, Dezinho, Marrom e Vicente (Finazzi); Deda, Danilo Portugal, Pirão e Nenê (Evando); Danilo Neco(Fabiano Gadelha) e Márcio Mexerica
Técnico: Márcio Bittencourt

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação