Superesportes

Lusa passa pelo Paraná e volta a sonhar com o acesso

postado em 02/10/2009 23:08
A Portuguesa deu mais um passo para voltar a sonhar com o acesso para a primeira divisão ao bater o Paraná Clube por 2 a 0, em plena Vila Capanema, subindo para a sexta colocação da Série B do Campeonato Brasileiro, com 44 pontos ganhos. Os paranaenses, mais uma vez tropeçando em casa, ficam com 35 pontos, apenas quatro da zona de rebaixamento.

A Lusa abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo, com Zé Carlos aproveitando um cruzamento de Simão para desviar para o fundo das redes. Depois do intervalo, o Tricolor chegou a mudar o esquema para tentar virar, mas quem fez a festa foi Zé Carlos, que ganhou da zaga e marcou o segundo dele.

[SAIBAMAIS]Na próxima rodada, o Paraná Clube enfrenta o Atlético-GO, na sexta-feira, novamente no Estádio Durival Britto e Silva, na capital paranaense. Já a Portuguesa volta a campo já na terça-feira, diante do São Caetano, em São Paulo.

O jogo

O Tricolor começou a partida com maior iniciativa, tentando empurrar o adversário para seu campo de defesa. Aos três minutos, bom lançamento de João Paulo em profundidade, mas ninguém alcançou. Mas o primeiro chute a gol foi da Lusa, com Marco Antônio, que arriscou o chute da entrada da área, com perigo. Aos oito minutos, Fellype Gabriel apareceu com liberdade e chutou para defesa de Zé Antônio.

Os paulistas equilibraram a partida na base do contra-ataque e do toque de bola. Aos 12 minutos, Acleisson mandou a bomba e o goleiro paranista teve trabalho para fazer a intervenção. Aos 18 minutos, Zé Carlos fez fila e mandou um petardo para linda defesa do xará paranaense. Davi tentou responder aos 23 minutos, mas isolou na hora do arremate, perdendo boa chance.

O Paraná aos poucos melhorava com algumas jogadas individuais. Aos 26 minutos, Davi encontrou espaço para arriscar, fácil para Muriel. Mas quem abriu o placar foi a Portuguesa, aos 35 minutos. Simão levantou na área e Zé Carlos desviou para o fundo das redes. A comemoração quase terminou aos 39 minutos, mas Muriel fez dois milagres primeiro na cabeçada de Márcio Goiano, depois no chute de Davi.

Na segunda etapa, o Tricolor voltou modificado, com Roberto Cavalo mudando o esquema tático. Aos dois minutos, em sua primeira jogada, Wellington Silva invadiu a área, mas fez falta de ataque. A Lusa voltou bem fechada, explorando apenas os contra-ataques. Aos 12 minutos, em uma dessas jogadas de velocidade, Zé Carlos deixou a zaga para trás e bateu pela linha de fundo.

O resultado era péssimo para o time paranaense, que corria contra o tempo para tentar empatar a tempo de virar o placar. Porém, o banho de água fria veio aos 16 minutos, com uma indecisão da zaga que deixou Zé Carlos dominar e tocar para as redes na saída do goleiro. Aos 19 minutos, Fellype Gabriel quase ampliou, de cara para o crime, mas Zé Carlos impediu um desastre ainda maior.

Nas arquibancadas os torcedores criticavam o treinador e recolhiam as faixas, abandonando o estádio. Aos 26 minutos, Elvis invadiu a área e chutou para boa defesa de Muriel. Na mesma moeda Acleisson respondeu aos 34 minutos e o camisa 1 paranista se esticou para impedir o terceiro. Aos 43 minutos, no desespero, João Paulo partiu para a jogada individual, mas chutou na arquibancada.

Ficha técnica

Local: Estádio Durival Brito e Silva, Curitiba (PR)
Data: 02 de outubro de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Fabio Goncalves Araujo e Carlos E. Manzolillo Sautchuk (DF)

Cartões amarelos: Élton, Montoya, Luiz Henrique (Paraná); Acleisson, Preto, Fernandinho (Portuguesa)

Gols: PORTUGUESA: Zé Carlos, aos 35 minutos do primeiro tempo e aos 16 minutos do segundo tempo

PARANÁ: Zé Carlos; Élton (Elvis), Luiz Henrique e Montoya; Murilo, Adoniran, João Paulo, Luiz Henrique Camargo, Davi (Wando) e Márcio Goiano; Adriano (Wellington Silva)
Técnico: Roberto Cavalo

PORTUGUESA: Muriel; Bruno Rodrigo, Preto Costa e Domingos; Simão (Fernandinho), Marco Antônio, Acleisson, Preto e Marco Aurélio; Fellype Gabriel (Rafael Silva) e Zé Carlos
Técnico: Vagner Benazzi

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação