Superesportes

Com dois a menos, Tigre arranca vitória heróica

postado em 02/10/2009 23:11

Mesmo tendo terminado o jogo com dois jogadores a menos - Fernando Miguel e Max foram expulsos -, o Ipatinga venceu o ABC, por 2 a 1, no Ipatingão, na noite desta sexta-feira, na abertura da 28; rodada da Série B, e ainda sonha com uma das vagas à elite do futebol brasileiro.

Com o resultado, o Tigre foi aos 39 pontos e subiu para a 9; colocação na tabela. Já o ABC permanece com 31 pontos e caiu para o 16; lugar, seguindo na batalha contra o rebaixamento.

[SAIBAMAIS]Na próxima sexta-feira, o Ipatinga vai ao Rio de Janeiro enfrentar mais um time que luta contra o descenso, o Duque de Caxias. Já o ABC recebe o Ceará, um dos principais candidatos ao acesso.

O jogo

A partida começou truncada, com muitas faltas e poucas oportunidades de gol. Jogando em casa, o Ipatinga partiu para cima, tentando se recuperar do derrota de 1 a 0 para o Fortaleza na última rodada. Já o time potiguar, embalado por duas vitórias seguidas (sobre América-RN e Atlético-GO), insistia nos contra-ataques.

A primeira chance do Tigre veio aos 16 minutos. Leandro Brasília arriscou um chute cruzado de fora da área, mas a bola foi para fora. O ABC respondeu no minuto seguinte. Ricardinho chutou, o goleiro João Carlos rebateu e Leo Oliveira colocou para escanteio. O jogo esquentou e o Ipatinga chegou novamente aos 19 minutos. Leandro Brasília driblou a marcação e chutou, mas Thiago Cardoso fez grande defesa.

O ABC teve sua grande oportunidade aos 31 minutos. Selmir pedalou em frente da zaga, cortou para direita, chutou e a bola foi no travessão. Pouco depois, Ricardinho, cérebro da equipe potiguar, deixou o campo, contundido, e o ritmo do time caiu.

O Ipatinga se aproveitou do momento e marcou seu gol. Aos 40 minutos, após cruzamento de Marinho Donizete pela esquerda, Alex Silva escorou e mandou para as redes. A torcida do Tigre ainda comemorava quando Fernando Miguel acabou expulso por entrada violenta, aos 42 minutos.

Na volta para o segundo tempo, com um jogador a mais, o técnico do ABC, Flávio Lopes, partiu para o tudo ou nada. Deixou o esquema 3-5-2 e mandou a campo o lateral Bosco e o atacante João Paulo.

A princípio, as alterações surtiram efeito e, enquanto o Ipatinga só se defendia, o ABC passou a pressionar, criando várias chances. A principal delas veio aos 16 minutos. Augusto Recife lançou Zé Eduardo. Ele dominou e chutou, buscando o ângulo esquerdo de João Carlos, mas a bola foi para fora.

A situação piorou ainda mais para o Ipatinga aos 34 minutos, quando o zagueiro Max, que havia entrado no lugar de Marcelo Ramos no segundo tempo, também foi expulso após cometer falta e reclamar da arbitragem.

Quando mais era pressionado, o Ipatinga chegou ao segundo gol. Aos 40 minutos, Evandro recebeu passe de Diego Silva e chutou. A bola explodiu no travessão e voltou para o próprio Evandro empurrar para o gol. Aos 50 minutos, o ABC marcou o seu gol de honra. Em cobrança de falta, Gaúcho chutou forte, sem chances para João Carlos e encerrou o placar.

Ficha técnica


Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 2 de outubro de 2009
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Lincoln Ribeiro Taques e Joadir L. Pimenta (ambos de MT)
Cartões Amarelos: Leandro Brasília, Diego Silva, Max e Evandro (I); Fabiano e Rafael (ABC)
Cartões vermelhos: Fernando Miguel e Max (I)

Gols: IPATINGA: Alex Silva, aos 40 do 1; tempo e Evandro, aos 40 do 2; tempo; ABC: Gaúcho, aos 50 do 2; tempo

IPATINGA: João Carlos; Alex Silva, Alessandro Lopes, Leo Oliveira e Marinho Donizete (Evandro); Fernando Miguel, Leandro Brasília, Max Carrasco e Francismar (Reina); Diego Silva e Marcelo Ramos (Max)
Técnico: Émerson Ávila

ABC: Thiago Cardoso; Audálio, Gaúcho e Fabiano (João Paulo); Rafael, Augusto Recife, Alexandre Oliveira (Bosco), Ricardinho (Zé Eduardo) e Bruno Barros; Selmir e Júnior Negão
Técnico: Flávio Lopes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação