postado em 03/10/2009 14:42
Técnicos de grandes times sempre visam à perfeição. Assim é na seleção feminina de vôlei do Brasil. José Roberto Guimarães, apesar do tom de voz calmo e da tranquilidade ao lado da quadra, é bastante exigente com suas meninas. Mesmo após quatro vitórias por 3 a 0 no Sul-americano disputado em Porto Alegre, o treinador está atento ao erros. "Temos que melhorar a nossa relação do bloqueio com a defesa. Tem que ter um pouco mais de concentração nisso", analisou o comandante, que promove um processo de renovação na equipe.
O sábado pela manhã reservou uma desconhecida Colômbia, pela semifinal da competição. A partida foi fácil, mas em alguns momentos a defesa brasileira errou. "Demos alguns vacilos. No terceiro set o bloqueio melhorou em relação aos dois primeiros. Fomos muito mais atentos no bloqueio, que não tinha sido eficaz. No primeiro set perdemos muitos contra-ataques", explicou o treinador, que contabilizou oito contra-golpes desperdiçados na primeira parcial.
Dos jogos disputados até aqui, esse foi o que Paula Pequeno passou mais tempo em quadra. Ela entrou na metade do segundo set e não saiu mais, virando quase todas as bolas na entrada de rede. A ponteira está voltando às quadras após uma cirurgia no joelho. Zé Roberto tem feito todas as suas jogadoras entrarem. A exceção é a meio de rede Thaisa, poupada devido a uma bursite. "O importante é ter bastante gente entrando e lutando pela vaga. O importante é quem entra conseguir ajudar na vitória", comentou.
Elenco é o que parece não faltar para o Brasil. Além de Paula e Thaisa, Sassá, outra campeã olímpica, também tem começado as partidas na reserva. Além delas, Fabiana não viajou a Porto Alegre devido a uma tendinite, mas também faz parte do elenco.
O adversário do Brasil será conhecido no começo da noite de sábado, quando Argentina e Peru se enfrentam. "O Peru é sempre um adversário mais aguerrido. O Peru, se vencer, não vencerá com facilidade. Deve ser um 3 a 2", prevê o comandante brasileiro. O vencedor do Sul-americano garante vaga na Copa Dos Campeões, torneio disputado em novembro, no Japão.