Superesportes

Com dois a mais, Figueirense afunda Bahia e entra no G-4

postado em 03/10/2009 18:11

Florianópolis (SC) - Se o Ceará não vencer o clássico contra o Fortaleza às 21 horas (de Brasília) deste sábado, a 28; rodada da Série B do Campeonato Brasileiro termina com um novo integrante na zona de classificação. Em vantagem numérica no segundo tempo, o Figueirense venceu o Bahia por 2 a 0 e assumiu a quarta colocação.

Os três pontos somados no Orlando Scarpelli deixando o Alvinegro de Florianópolis com 48, um acima dos cearenses. Como tem mais vitórias do que os nordestinos (15 contra 13 neste momento), nem um empate no duelo em Fortaleza tira os catarinenses do G-4. O Bahia, por sua vez, se aproxima da terceira divisão: parou em 17; lugar, com 31 pontos.

A vitória dos sulistas foi iniciada nos acréscimos do primeiro tempo, quando Schwenck deu cabeçada certeira para abrir o placar. Depois do intervalo, os visitantes perderam Leandro e Bruno Silva, expulsos aos 12 e 19 minutos, respectivamente. Aos 22, Paulo Sérgio aproveitou jogada de Fernandes para selar o triunfo.

Na próxima rodada, o Figueirense tenta se manter bem na briga para voltar à elite do futebol brasileiro diante do Juventude, novamente em Santa Catarina, às 21 horas desta sexta-feira. No dia seguinte, o Bahia vai a Bragança Paulista para tentar continuar com esperanças de escapar do rebaixamento contra o Bragantino, às 16h10.

O jogo - Atuando em casa, o Figueirense inovou ao utilizar seu terceiro uniforme, trocando a tradicional camisa alvinegra com listras verticais por uma verde com uma faixa branca em diagonal. Em campo, a ideia também era ter um desempenho melhor, e o time tentou, impondo seu rtimo.

Apesar de estar sem forças e abatido pela posição na tabela, o Bahia conseguiu segurar o ímpeto dos mandantes, mas isso custou cartões amarelos a seus defensores, alguns deles por reclamação. E a estratégia passou a dar errado aos 45 minutos, quando Schwenck aproveitou cobrança de escanteio para cabecear com firmeza, no ângulo.

Na volta do intervalo, os visitantes se perderam. Além de só chegar ao ataque com chutões facilmente dominados pela defesa adversária, os nordestinos perderam Leandro, expulso aos 12 minutos. Sete minutos mais tarde, Bruno Silva, um dos que havia recebido amarelo por protestar contra o árbitro, fez falta e também foi punido com o vermelho.

Com ampla vantagem numérica e jogando em seu estádio, o Figueirense só aumentou sua disposição para chegar à meta adversária. Logo aos 22 minutos, Fernandes entrou na área pela direita, foi à linha de fundo e tocou para trás. Paulo Sérgio, na pequena área, tocou para as redes.

Depois do segundo gol, os anfitriões tentavam encantar sua torcida com uma goleada. Não faltaram chances para que as arquibancadas do Orlando Scarpelli tivessem mais festas. As finalizações, no entanto, não estavam tão certeiras. Mas os três pontos e a vaga no G-4, ao menos, estava assegurada.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 2 x 0 BAHIA

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 3 de outubro de 2009, sábado
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Cláudio José de Oliveira Soares e Vinícius Barone Pampurre (ambos do RJ)
Cartões amarelos:Lucas, Paulinho, Roger Carvalho, Toninho e Egídio (Figueirense); Fernando e Rubens Cardoso (Bahia)
Cartões vermelhos: Leandro e Bruno Silva (Bahia)

Gols:
FIGUEIRENSE: Schwneck, aos 45 minutos do primeiro tempo; Paulo Sérgio, aos 22 minutos do segundo tempo

FIGUEIRENSE: Wilson; Roger Carvalho, Toninho, Edson (Paulo Sérgio) e Egídio; Roberto Brum, Lucas, Paulinho (Bovio) e Fernandes (Vinícius Pacheco); Schwenck e Maicon
Técnico: Márcio Araujo

BAHIA: Marcelo; Marcos, Nen, Vinícius e Rubens Cardoso; Leandro, Bruno Silva, Elton, Paulo Isidoro (Marcone) e Ananias (Odair); Jael
Técnico: Paulo Bonamigo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação