postado em 03/10/2009 21:17
Belo Horizonte (MG) - Avaí e Cruzeiro se enfrentam neste domingo, às 18h30 (Brasília), em Florianópolis, pela 27; rodada do Campeonato Brasileiro, em um daqueles ;duelos de seis pontos;. Apenas dois pontos separam as duas equipes, que se encontram no meio da tabela.O Cruzeiro vem embalado pela vitória de 1 a 0 sobre o Barueri, fora de casa. Já o time catarinense quer se recuperar da derrota de 3 a 2 para o Fluminense, no Rio de Janeiro. Apesar dos momentos distintos, os dois têm o mesmo objetivo: vencer e se aproximar um pouco mais da zona de classificação à próxima Copa Libertadores.
O Cruzeiro viveu uma semana tumultuada. O atacante Kléber, que voltou a sentir as dores no púbis que já o afastaram de cinco jogos do Brasileirão, voltou a ser vetado e desfalca o time mais uma vez. Outros cinco atletas também tiveram que passar pelo departamento médico: os volantes Marquinhos Paraná e Fabinho, o lateral Fernandinho e os atacantes Guerrón e Wellington Paulista.
Sem muitas opções, durante a semana o técnico Adílson Batista chegou a treinar o time no 3-5-2, com a entrada de Thiago Heleno na zaga, ao lado de Gil e Leonardo Silva. Neste esquema, Gilberto seria avançado um pouco mais, para auxiliar Thiago Ribeiro na frente. Seria uma forma de evitar o forte jogo aéreo da equipe catarinense, principalmente se as previsões de chuva para o horário do jogo forem confirmadas.
Entretanto, momentos antes do embarque da delegação para Florianópolis, o treinador respirou mais aliviado. Marquinhos Paraná e o atacante Wellington Paulista foram liberados pelo departamento médico. Com isso, o time deve voltar ao esquema 4-4-2.
Apesar disso, a escalação dos atletas não foi confirmada por Adílson Batista. O técnico está preocupado com a condição física de Marquinhos Paraná, jogador que mais atuou pela equipe na temporada - 50 jogos. Já Fabinho e Fernandinho não se recuperaram totalmente e seguem em tratamento em Belo Horizonte.
Os jogadores estão confiantes em um bom resultado. "Estamos fazendo a diferença fora de casa. O desempenho tem sido excelente porque o time está mais concentrado, tranquilo, sabendo tocar a bola, sem sofrer tanta pressão. Nosso futebol nos dá a certeza de que a vitória é possível. Sabemos que o Avaí não é imbatível", afirmou o atacante Thiago Ribeiro. Outra novidade no Cruzeiro será a volta do volante Henrique, que cumpriu suspensão na partida contra o Barueri. Caso vença, o Cruzeiro ultrapassa o Avaí e deixa o 13; lugar, posição em que se permanece ;estacionado; nas últimas três rodadas.
No Avaí, o maior problema é a ausência do atacante William, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Roberto e Leonardo brigam pela vaga para atuar ao lado de Muriqui. Nas partidas em que William ficou fora do time (por causa de uma lesão na coxa esquerda), o Avaí perdeu e sequer marcou gols.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ X CRUZEIRO
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis-SC
Data: 4 de outubro (domingo)
Horário: 18h30 (Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Auxiliares: José Javel Silveira e Alexandre A. P. Kleiniche (ambos do RS)
AVAÍ: Eduardo Martini; Augusto, Emerson e Anderson Luiz; Fabinho Capixaba, Ferdinando, Léo Gago, Marquinhos e Eltinho; Muriqui e Leonardo (Roberto)
Técnico: Silas
CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná (Elicarlos), Henrique e Gilberto; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista
Técnico: Adílson Batista