postado em 04/10/2009 12:34
Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, Carlos Arthur Nuzman dedicou a vitória da candidatura do Rio de Janeiro ao povo brasileiro. O dirigente desembarcou na cidade neste domingo, ao lado de Carlos Roberto Osório, secretário geral do Rio-2016 e secretário geral, diretor de comunicação.
"Gostaria de agradecer ao povo brasileiro por sua participação decisiva na campanha. As imagens que vimos da festa em Copacabana tiveram um significado muito forte para todos em Copenhague", afirmou Nuzman. "Considero essa a grande vitória político-esportiva do esporte brasileiro em toda a sua história. Sobretudo pela maneira com que se confirmou. Foi a maior diferença de votos em uma eleição de sede olímpica até hoje", lembrou.
O também presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) destacou a importância dos Jogos Pan-americanos na vitória, apesar do estouro de orçamento e do pouco legado deixado aos cariocas.
"O COI demonstrou confiança no nosso poder de realizar. Para eles, o Rio 2007 teve uma qualidade excepcional e foi um verdadeiro legado para a conquista do Rio 2016", afirmou.
Osório, por sua vez, destacou a qualidade das apresentações do Rio-2016. "O COI demonstrou confiança no nosso poder de realizar. Para eles, o Rio 2007 teve uma qualidade excepcional e foi um verdadeiro legado para a conquista do Rio 2016", comemorou.
A união dos povos, valorizada no filme feito por Fernando Meirelles apresentado pelo Rio 2016 em Copenhague, foi um dos pontos destacados por Leonardo Gryner para a conquista.
"Para ganhar é preciso estar cercado de craques. E o Fernando é um craque. Seu filme conseguiu atingir o objetivo de forma brilhante. Conseguiu transmitir emoção na medida certa, com uma edição e uma trilha sonora de primeira. Traduziu o slogan ("Viva sua paixão") com perfeição", elogiou Gryner.
Bárbara Leôncio, estrela do filme de Meirelles, também desembarcou neste domingo. A atleta carioca, fruto de um projeto de atletismo em Jacarepaguá e que ganhou destaque nas Olimpíadas Escolares, tendo se sagrado em 2007 campeã mundial de menores, em Ostrava, na República Tcheca, revelou que depois da vitória do Rio já projeta um bom desempenho competindo em casa.
"Agora estou ainda mais motivada e vou treinar mais ainda. No Rio-2016 estarei no auge da minha carreira de atleta e quero muito representar bem o Brasil", afirmou Bárbara, que ganhou na Dinamarca um presente de aniversário antecipado. Ela completa 18 anos no dia 7 de outubro.