Belo Horizonte (MG) - O sonho de chegar a Libertadores ainda cada vez mais longe. Avaí e Cruzeiro empataram em 2 a 2, em Florianópolis, neste domingo, e praticamente deram adeus às suas chances de alcançar o G-4. Com o resultado, o Avaí foi a 38 pontos e subiu para o 9; lugar. Já o Cruzeiro, com 36 pontos, subiu para a 11; colocação.
Na próxima rodada, quinta-feira, o Cruzeiro recebe o Goiás, no Mineirão. No mesmo dia, o Avaí vai a São Paulo encarar o líder Palmeiras.
O jogo: A partida começou sem grandes emoções. As duas equipes concentravam muito o jogo no meio campo, e criavam poucas chances de gol. A primeira veio aos 5 minutos, em um contra ataque do Avaí. Após tabela com Léo Gago, Fabinhho Capixaba chegou na cara de Fábio, mas bateu para fora. Depois, até os 15 minutos, os dois goleiros praticamente não foram exigidos.
O Cruzeiro só chegou aos 16 minutos. Pela direita, Jonathan fez bela jogada e cruzou na área, mas Welllington Paulista chegou tarde e a zaga conseguiu tirar. Sem muita criatividade, as equipes começaram a arriscar os chutes de fora da área. Léo Gago tentou para o Avaí, aos 20 minutos, mas Fábio segurou firme. No minuto seguinte, foi a vez do Cruzeiro responder, com Fabrício, mas a bola foi fraca.
A partir daí, o Cruzeiro começou a pressionar, mas abria espaço para os contra ataques do Avaí, que teve duas grandes chances para marcar. Aos 24 minutos, Fabinho Capixaba cruzou para Leonardo, mas Fábio colocou a escanteio. Aos 27 minutos, Muriqui foi lançado por trás da área e ficou cara a cara com Fábio que fez excelente defesa e salvou o Cruzeiro. Sem conseguir marcar o gol, os jogadores do Avaí começaram a ficar nervosos e reclamar contra a arbitragem.
A pressão celeste fez efeito aos 42 minutos. Após cobrança escanteio, a bola sobrou para Jonathan, que cruzou para a área. Leonardo Silva completou para o gol. O zagueiro quase marcou o segundo, aos 46, mas a defesa tirou em cima da hora.
No segundo tempo, o Avaí voltou com tudo e não demorou a marcar. Aos 8 minutos, Eltinho fez jogada pela esquerda e lançou Léo Gago. Livre, ele invadiu a área e desviou para as redes, na saída do goleiro Fábio. Pressionado, o técnico Adílson Batista promoveu duas substituições de uma só vez: Elicarlos e Soares, nos lugares de Henrique e Thiago Ribeiro. No minuto seguinte, o Cruzeiro voltou a ficar na frente do placar. Após jogada de Jonathan, pela direita, Fabrício subiu mais que a zaga para marcar de cabeça.
Com vantagem, o Cruzeiro recuou, principalmente depois da saída de Gilberto. O técnico Silas promoveu alterações, mandou o Avaí à frente e foi recompensado. Aos 32 minutos, em nova jogada de Eltinho, Muriqui subiu livre de cabeça, mas mandou para fora.
Aos 42, o mesmo Muriqui teve outra chance, mas desperdiçou. Se o atacante não conseguia marcar, a tarefa ficou para o meia Cristian, que tinha entrado a pouco tempo. Aos 46 minutos, ele aproveitou mais uma falha na defesa celeste e empatou o jogo, fechando o placar.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ 2 X 2 CRUZEIRO
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 4 de outubro de 2009, domingo
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Assistentes: José Javel Silveira e Alexandre A. P. Kleiniche (ambos do RS)
Cartões amarelos: Augusto, Ferdinando, Léo Gago e Cristian (Avaí). Wellington Paulista, Gil, Henrique e Fabrício (Cruzeiro)
Público: 10.823
Renda: R$ 63.905,00
GOLS: AVAÍ: Léo Gago, aos 8 minutos do segundo tempo; Cristian, aos 46 minutos do segundo tempo
CRUZEIRO: Leonardo Silva, aos 42 minutos do primeiro tempo; Fabrício, aos 15 minutos do segundo tempo
AVAÍ: Eduardo Martini; Augusto (Medina), Emerson e Rafael; Fabinho Capixaba, Ferdinando (Caio), Léo Gago, Marquinhos e Eltinho; Muriqui e Leonardo (Cristian)
Técnico: Diego Cerri
CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Fabrício, Henrique (Elicarlos), Marquinhos Paraná e Gilberto (Patric); Thiago Ribeiro (Soares) e Wellington Paulista
Técnico: Adílson Batista