postado em 05/10/2009 08:53
Na 86ª posição do ranking de entradas, Marcos Daniel vive uma das melhores fases de sua carreira. Ainda assim, segue sem conseguir ganhar em torneios de primeiro nível disputado sobre quadras duras. Repetindo o resultado da semana passada em Bangcoc, o brasileiro foi derrotado pelo francês Julien Benneteau no ATP 500 de Pequim, onde levou parciais de 6/3 e 6/4.
Após não dar sorte na confecção da chave tailandesa, na qual foi colocado para estrear diante de Jurgen Melzer, que seria semifinalista, o gaúcho não pode reclamar do azar na China. Em um torneio no qual estão presentes cinco tenistas top 10, incluindo Rafael Nadal, o representante de Passo Fundo encarou o 35 do mundo, mesmo homem que havia batido no fim de julho em Gstaad. A diferença para aquela ocasião, no entanto, era que desta vez o jogo não foi disputado no saibro e sim no piso duro, em que Daniel soma 18 derrotas e apenas um êxito quando se trata de eventos da ATP.
Na madrugada de domingo para segunda-feira, o brasileiro até teve pequenas chances para surpreender o rival, porém desperdiçou todos os quatro break points colecionados. Benneteau, por sua vez, conseguiu angariar esse mesmo número de oportunidades, aproveitando duas para vencer em 1h11.
Atleta bem mais adaptado às quadras velozes, o francês abusou do serviço para eliminar Daniel. Nesse contexto, aplicou 13 aces e ganhou 76% dos pontos nos quais sacou. Eliminado de novo precocemente, Daniel poderia ter utilizado a competição chinesa para recuperar terreno no ranking de entradas: ele era o 56 do planeta e o melhor do Brasil até 20 de setembro, quando começaram a cair de seu somatório pontos referentes a challengers disputados em 2008.