postado em 05/10/2009 09:00
O técnico Diego Armando Maradona sempre foi um apaixonado por seu país. E é justamente essa identificação, esse sangue argentino, que o treinador espera dos atletas convocados para os dois últimos compromissos da seleção nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Na lista dos 27 relacionados para encarar Peru e Uruguai, destaque para nove jogadores ;locais;, que atuam em clubes do futebol argentino.O veterano Martín Palermo, do Boca Juniors, se destacou no amistoso contra Gana e garantiu presença nos jogos que definirão a presença ou não dos hermanos na África do Sul no ano que vem. Fabián Monzón e Federico Insúa, também do Boca Juniors, Enzo Peréz e Juan Sebastián Verón, do Estudiantes, Diego Pozo, do Colon, Mario Bolatti, do Huracán, Schiavi, do Newell;s Old Boys, e Nicolás Otamendi, do Vélez Sarsfield, completam o grupo de nove ;argentinos; chamados para buscar a difícil classificação.
Nos jogadores ;estrangeiros;, destaque para as presenças de Carlitos Tevez, do Manchester City, e Sérgio Aguero, do Atlético de Madri, ameaçados de serem barrados por El Diez após as fracas atuações nas derrotas para Brasil e Paraguai nas duas últimas rodadas.
A Argentina está em quinto lugar nas Eliminatórias para a Copa da África do Sul, apenas um ponto à frente de Uruguai e Venezuela e dois à frente da Colômbia. A lista completa de Maradona para os jogos contra Peru, em casa, dia 10 de outubro, e Uruguai, em Montevidéu, no dia 13 do mesmo mês, é a seguinte:
Goleiros: Mariano Andújar (Catania), Sergio Romero (AZ Alkmaar) e Diego Pozo (Colón)
Zagueiros: Emiliano Insúa (Liverpool), Martín Demichelis (Bayern de Munique), Gabriel Heinze (Marseille), Pablo Zabaleta (Manchester City), Nicolás Casal (Espanyol), Nicolás Otamendi (Vélez Sarsfield), Fabián Monzón (Boca Juniors) e Rolando Schiavi (Newell;s Old Boys)
Meio-campo: Javier Mascherano (Liverpool), Luis González (Marseille), Jonás Gutiérrez (Newcastle), Ángel Di María e Pablo Aimar (Benfica), Mario Bolatti (Huracán), Enzo Pérez e Juan Verón (Estudiantes) e Federico Insúa (Boca Juniors)
Atacantes: Lionel Messi (Barcelona), Sergio Agüero (Atlético de Madri), Carlos Tévez (Manchester City), Gonzalo Higuaín (Real Madrid), Diego Milito (Inter de Milão), Ezequiel Lavezzi (Napoli) e Martín Palermo (Boca Juniors).