postado em 05/10/2009 13:33
Afastado das quadras desde a eliminação nas semifinais do Aberto dos Estados Unidos, Novak Djokovic retornou com uma atuação de altos e baixos. Em quadra no ATP 500 de Pequim, o sérvio superou as dificuldades da mudança de fuso horário e bateu o romeno Victor Hanescu por 6/3 e 7/5. Outro cabeça-de-chave que já estreou no torneio, o croata Marin Cilic também fez valer os prognósticos.Mesmo longe do melhor ritmo, visto que não atuava há 20 dias, Djokovic praticamente não foi ameaçado por Hanescu. Número 27 do mundo, o romeno teve uma chance de entrar no jogo no primeiro set, quando desperdiçou dois break points com 2/4 no marcador. Durante todo o encontro, ele encontrou dificuldades em um de seus principais fundamentos, o serviço: cometeu seis duplas-faltas e só ganhou 27% dos pontos disputados com o segundo saque.
Classificado, o quarto colocado do ranking de entradas pode enfrentar um compatriota na segunda rodada: Viktor Troicki, finalista no último domingo em Bangcoc, que pega o italiano Fabio Fognini. Até a segunda exibição, o sérvio mais famoso espera já estar adaptado ao fuso horário chinês. "Sei que preciso aumentar o nível ao longo do evento, então isso é algo que eu vou trabalhar. No segundo set, por exemplo, eu estava um pouco sonolento".
Cilic pega algoz de Daniel: Além do segundo principal favorito ao título da competição, o oitavo também estreou na madrugada de domingo para segunda-feira. Mais um representante da antiga Iugoslávia, o croata Marin Cilic aplicou um seguro duplo 6/4 sobre o russo Igor Andreev.
Com o resultado, Cilic, 15; melhor tenista do planeta segundo a lista de entradas, manteve-se em boa fase após atingir nos EUA seu melhor resultado em Grand Slams - chegou a superar o escocês Andy Murray e só parou nas quartas de final contra o argentino Juan Martín del Potro, que seria o campeão.
No piso duro chinês, o jovem de 21 anos tem confronto marcado com Julien Benneteau, carrasco de Marcos Daniel por 6/3 e 6/4. Autor de 13 aces contra o brasileiro, o francês encarará um sacador à altura, já que o balcânico tem 1,98 m de altura.