Superesportes

Quatro cidades brigam para sediar final da Davis

postado em 05/10/2009 18:43
Barcelona, Valência, Málaga e Tenerife. Em uma destas quatro cidades espanholas será disputada a final da Copa Davis de 2009 entre Espanha e República Tcheca, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. O prazo da Real Federação Espanhola de Tênis (RFET) para entrega de documentos se encerrou na tarde desta segunda-feira e apenas estas quatro cidades apresentaram uma candidatura. A escolha oficial deve ser apresentada no sábado, dia 10.

O projeto de Barcelona oferece como sede dos confrontos o Palau de San Jordi, construído para a disputa dos Jogos Olímpicos de 1992 e que recebeu a final da Davis em 2000, quando a Espanha superou a Austrália e conquistou seu primeiro título da competição. O ginásio tem capacidade para receber 17.600 espectadores, a maior entre as candidatas.

Valência, por sua vez, apresenta duas alternativas para receber os jogos: o velódromo Luis Puig e a Feira de Mostras. Em ambas as opções, seriam montadas arquibancadas para receber 12 mil torcedores. O grande trunfo da cidade é político - Juan Carlos Ferrero e David Ferrer, jogadores que costumam integrar a seleção nacional, nasceram na Comunidade Valenciana.

A candidatura de Málaga também oferece dois locais como sede. Uma das opções é o Palácio dos Esportes Martín Carpena, que recebeu em 2003 a semifinal da Davis entre Espanha e Argentina, em que os donos da casa venceram e se classificaram para fase seguinte. A segunda alternativa é o estádio de atletismo local.

Entre os quatro projetos, o apresentado por Tenerife é considerado o mais fraco. Isso porque a cidade propõe que os confrontos finais sejam realizados no Estádio Olímpico Antonio Dominguez, que tem capacidade para 13 mil torcedores, mas contraria as recomendações da Federação Internacional de Tênis para que os jogos da final sejam disputados em quadras cobertas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação