Superesportes

Nadal supera sufoco e retorna com vitória. Roddick cai.

postado em 06/10/2009 09:46
Por causa de uma contusão no abdome, Rafael Nadal esperou até o último instante para confirmar presença no ATP 500 de Pequim. E em sua volta à ação, ocorrida na manhã desta terça-feira (horário de Brasília), o espanhol esteve muito próximo de decepcionar, mas ao final conseguiu controlar o ímpeto do cipriota Marcos Baghdatis por 6/4, 3/6 e 6/4.

Em uma verdadeira batalha, que se estendeu por 2h10, Nadal conseguiu a quebra de saque decisiva apenas no nono game do terceiro set. Quando foi sacar para fechar, no entanto, teve ainda de se recuperar de um 0-30 para confirmar a chegada às oitavas de final.

Curiosamente, nessa fase ele enfrentará um dos três tenistas do circuito contra quem apresenta retrospecto negativo: trata-se de James Blake, que aplicou 6/3, 3/6 e 6/3 sobre o austríaco Florian Mayer. Ex-top 10 do ranking de entradas, o norte-americano ganhou três dos cinco jogos disputados com o espanhol, porém perdeu justamente os dois últimos em 2008, quando já não vivia boa fase. Agora o 24; colocado da lista, ele jamais encarou o antigo número um longe de uma quadra dura, e é exatamente esse o palco da disputa chinesa.

Assim como Blake, Baghdatis já figurou entre os dez melhores tenistas do planeta e, após série de contusões, despencou para a 90; posição. Mesmo assim, deu muito trabalho a Nadal em um jogo no qual o serviço prevaleceu: apenas sete break points foram obtidos em Pequim, quatro pelo vencedor. Antes de derrubar o saque do cipriota no terceiro set, o ibérico havia sido muito ameaçado no quarto game, quando Baghdatis colecionara um outro 0-30, também desperdiçado.

Roddick decepciona: Já que Rafael Nadal evitou a zebra, a maior surpresa da abertura do ATP 500 de Pequim veio com o revés de Andy Roddick. Diante do qualifier polonês Lukasz Kubot, número 143 do planeta, o norte-americano foi dominado por 6/2 e 6/4.

A eliminação precoce é a segunda seguida de Roddick, que também havia decepcionado quando se despediu na terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos. Bastante irritado em quadra, o favorito cometeu quatro duplas-faltas, teve seu serviço quebrado em cinco ocasiões e chegou a estraçalhar sua raquete no chão.

Com a decepção, o ianque jogou fora a oportunidade de se aproximar da Masters Cup. Atualmente favorito para terminar o ano no top 8 do ranking, ele luta por uma das três vagas restantes à competição e deu motivos para alegrar os concorrentes - muitos deles, como Nikolay Davydenko, Fernando Verdasco e Fernando González, estrearam com vitória na China justamente nesta terça.

Confira outros resultados de primeira rodada no ATP 500 de Pequim:

(4) Nikolay Davydenko (RUS) v. Igor Kunitsyn (RUS): 6/1, 6/7 (8-10) e 6/2(5) Fernando Verdasco (ESP) v. (Q) Robby Ginepri (EUA): 6/7 (9-7), 6/1 e 6/2(7) Fernando González (CHI) v. David Ferrer (ESP): 7/5 e 6/4
(WC) Marat Safin (RUS) v. José Acasuso (ARG): 6/4 e 6/2
Ivan Ljubicic (CRO) v. Paul-Henri Mathieu (FRA): 7/6 (10-8), 4/6 e 6/1
Viktor Troicki (SER) v. (Q) Fabio Fognini (ITA): 7/6 (7-5) e 7/5

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação