postado em 06/10/2009 18:17
Com uma exibição de gala, o Santos aplicou a maior goleada até aqui desta primeira Copa Libertadores da América de Futebol Feminino. Com uma atuação inspirada da dupla formada por Marta e Cristiane, o Peixe goleou o Enforma (Bolívia) por 12 x 0, na tarde desta terça-feira (6/10), na Vila Belmiro. Cristiane (5), Érika (3), Maurine (1), Marta (1, de pênalti), Dani (1) e Thais (1) foram as responsáveis pelo placar elástico.
O show das alvinegras começou logo aos 14 minutos, com Cristiane marcando o primeiro gol de cabeça. Aos 18, Cristiane voltou a balançar as redes, de meia bicicleta. Mas o trio de arbitragem anulou acertadamente o lance, pois a centroavante estava impedida.
Apesar do gol anulado de Cristiane, o Peixe continuou impondo seu ritmo e ampliou aos 24. Marta chutou a bola da entrada da área em direção à Érika. Atenta, a camisa 90 das Sereias da Vila aproveitou a falha da zaga adversária para mandar a bola para o fundo das redes bolivianas.
Com total domínio das ações, as santistas não demoraram a marcar o terceiro. Aos 34, a lateral Maurine tirou duas defensoras da jogada, antes de mandar a bola de perna esquerda no ângulo da goleira do Enforma, que se esticou, mas não conseguiu evitar que a bola batesse no travessão e na linha, antes de entrar no gol.
Mostrando a sua superioridade, o Santos ainda conseguiu construir uma grande vantagem antes do intervalo. Marta fez boa jogada individual e quando se preparava para concluir o lance, foi derrubada na grande área. Pênalti que ela mesma cobrou e converteu, aos 39 minutos. Logo depois, aos 43, Cristiane recebeu bom passe de Marta e completou para o gol, marcando o quinto do Peixe. Nos acréscimos, novamente Marta tocou para Cristiane, desta vez pelo alto. A artilheira tocou de cabeça para o gol, fazendo 6 x 0 para o Alvinegro Praiano.
Na volta para a etapa complementar, as Sereias da Vila não diminuíram o ritmo. Logo aos dois minutos, Marta fez mais uma lance de efeito pela esquerda e serviu Érika, que tocou para o fundo das redes. Aos 17, a própria Érika voltou a balançar as redes, no rebote da arqueira boliviana, marcando o seu terceiro na partida.
Sem oferecer resistência alguma, o Enforma, que não conseguiu passar durante todo o jogo do meio-campo, foi castigado com mais gols Cristiane ampliar aos 20 e dar uma assistência para a ala esquerda Dani marcar o décimo santista. Aos 29, se aproveitando da uma falha da goleira boliviana, que soltou uma cobrança de falta, Cristiane rolou para trás e Thais marcou o 11° gol das alvinegras.
Com tanta facilidade e sem ter sequer um chute contra a sua meta, as Sereias da Vila chegaram a 12 x 0. Marta cruzou na medida para Cristiane, que de cabeça, marcou o seu sexto gol no duelo.
Líderes absolutas do grupo 1, as santistas - que chegaram aos seis pontos - folgam na próxima rodada e voltam a jogar contra o Caracas, no próximo sábado, às 22h (horário de Brasília), na Vila Belmiro.
Na preliminar desta partida, o Everton, do Chile, estreou na competição vencendo o White Star, do Peru, por 4 x 1.