postado em 07/10/2009 08:00
Invicto e sem sofrer gols há seis jogos, o Flamengo tem um difícil compromisso nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), contra o Vitória no Barradão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes são concorrentes diretas na luta por uma vaga na próxima Copa Libertadores.
[SAIBAMAIS]Os flamenguistas estão em sexto lugar, com 41 pontos, e motivados pela vitória de 2 x 0 no clássico contra o Fluminense. Já o time baiano, que tem dois pontos a menos, tenta se reerguer após derrota de 1 x 0 para o Santo André. No primeiro turno os cariocas ganharam por 2 x 1.
Andrade, técnico do Flamengo, vem conversando com os jogadores sobre a importância de um triunfo neste jogo, pois entende que matematicamente ele será muito importante para a sequência da equipe na temporada. O treinador lembrou que o time carioca poderá se aproximar consideravelmente da zona de classificação para a Libertadores.
"Se ganharmos do Vitória nós teremos uma oportunidade de ouro de reduzir sensivelmente a diferença para os times que hoje estão na zona da Libertadores e ainda teremos confrontos diretos com a maioria deles, o que nos permitiria entrar neste G-4 futuramente. Por isso mesmo quero meu grupo focado nesta partida como se fosse uma verdadeira final", disse Andrade.
O setor defensivo, em excelente fase, é uma das principais apostas do Flamengo para conseguir deixar o gramado com a vitória. Principalmente porque os baianos contam com o apoio da torcida e devem pressionar.
"Com certeza o Vitória, jogando em casa e vindo de uma derrota para o Santo André, vai querer tomar a iniciativa do confronto, pois sabe que vai ficar em situação complicada em caso de derrota. Temos que saber ter equilíbrio quando formos exigidos nesta pressão que eles vão procurar impor. A melhor maneira de lidarmos com isso é tentarmos impor o nosso ritmo de jogo desde os primeiros minutos", afirmou o zagueiro Ronaldo Angelim.
O setor terá pela primeira vez o desfalque do zagueiro David, que ficará afastado por seis semanas devido a uma fratura no osso da face. Álvaro, que volta de suspensão, entra em seu posto. Mesmo com substituto definido, a saída de David vai provocar mudanças em todos os setores, alimentadas pela ausência do atacante Adriano, que está na seleção. Sem o Imperador, Willians entra no meio-de-campo e Aírton recua para formar trio defensivo com Álvaro e Ronaldo Angelim. Por fim, Zé Roberto passa a atuar de maneira mais adiantada, formando dupla de frente com Denis Marques.
A ideia de Andrade é repetir o esquema que segurou o empate sem gols com o Internacional, em Porto Alegre, há duas semanas. Mas o técnico sabe que o artilheiro fará falta. "O Adriano tem ajudado muito o nosso time e faz falta a qualquer equipe do mundo. Mas precisamos acreditar na força de nosso conjunto, para que ele faça a diferença", disse Andrade.
Pelo lado do Vitória, o técnico Vagner Mancini reconhece também se tratar de um confronto direto e enumera os motivos para que este duelo seja considerado decisivo. "Precisamos ganhar para superar o Flamengo na tabela de classificação, para seguirmos firmes rumo a uma vaga na Copa Libertadores e para recuperarmos os pontos perdidos na partida contra o Santo André. Sabemos das dificuldades que é enfrentar o Flamengo, mas temos que focar apenas na vitória", afirmou.
Mancini optou por barrar o meia Elkerson e dar nova oportunidade a Willian. No ataque, Neto Berola, expulso contra o Santo André, dá a vaga a Gláucio, que terá que se revezar com Leandro Domingues na missão de encostar em Roger no ataque. O goleiro colombiano Viáfara segue vetado pelo departamento médico e Gléguer está mantido na meta.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA x FLAMENGO
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 7 de outubro de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Ubirajara Jota (PE)
VITÓRIA: Gléguer, Apodi, Fábio Ferreira, Marco Aurélio e Leandro; Vanderson, Uelliton, Willian, Gláucio e Leandro Domingues; Roger
Técnico: Vagner Mancini
FLAMENGO: Bruno, Álvaro, Ronaldo Angelim e Aírton; Leonardo Moura, Willians, Maldonado, Petkovic e Éverton; Zé Roberto e Denis Marques
Técnico: Andrade