Superesportes

Brasil dá show, despacha Uruguai e vai às quartas do Sub-20

postado em 07/10/2009 13:27
Representantes de um dos clássicos de maior rivalidade no futebol sul-americano, Brasil e Uruguai se enfrentaram na manhã desta quarta-feira em Port Said, no Egito, disputando uma vaga nas quartas de final do Mundial Sub-20. E o talento dos garotos canarinhos levou a melhor sobre a tradicional catimba celeste. Com direito a show e golaços: 3 x 1.

Inspirada, a seleção dirigida por Rogério Lourenço mostrou bom futebol desde o início e mereceu a classificação para a sequência do campeonato, construindo o placar apenas no primeiro tempo e administrando a vantagem na parte final do embate, além de perder chances para ampliar.

Agora, o time brasileiro terá de esperar um pouco para saber se enfrentará Alemanha ou Nigéria na sequência da competição. As rivais duelarão ainda nesta quarta, a partir das 15h30, por mais uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo da categoria.

O jogo: O time brasileiro começou bem a partida e quase abriu o placar logo aos nove minutos, em linda cobrança de falta do colorado Giuliano, que passou raspando o travessão do goleiro Rodríguez. Bem entrosados na linha de frente, Alan Kardec e Alex Teixeira também deram muito trabalho ao setor defensivo da ;Celestinha;, com rápidas tabelas e constantes trocas de posição.

E foi justamente dos pés da dupla que saíram os gols que abriram o caminho do Brasil para a vaga. Aos 21 minutos, Paulo Henrique Ganso roubou a bola no meio-campo e serviu Kardec. O atacante, emprestado pelo Vasco ao Internacional de Porto Alegre, invadiu a área e bateu forte, sem chances para o goleiro: 1 x 0.

Na jogada seguinte, uma pintura ampliou a vantagem verde e amarela. O lateral direito Douglas deu um drible da vaca no marcador e rolou para trás. Alex Teixeira chegou batendo forte, de primeira, no ângulo de Rodrígues: 2 x 0 e tranquilidade no marcador.

O show da garotada brasileira continuou até o intervalo. Em nova linda jogada de Alex Teixeira, o avante vascaíno serviu Giuliano, que chutou forte, mas parou em ótima intervenção do goleiro celeste, que evitou um placar mais elástico. Rodríguez nada pôde fazer, no entanto, aos 31, quando Alex Teixeira, sempre ele, recebeu na direita de Alan Kardec, cortou o zagueiro e bateu colocado: 3 x 0.

O Uruguai ainda diminuiu um pouco a desvantagem através de Urretaviscaya, que aproveitou cruzamento originado de rebote do goleiro, mas foi pouco para apagar o brilho verde e amarelo: 3 x 1 e fim do primeiro ;ato; dos comandados de Rogério Lourenço no Egito.

Gols perdidos: Na volta para o segundo tempo, o Brasil continou mais consciente que o adversário, mas não apresentou o mesmo brilhantismo dos 45 minutos iniciais, até pela boa vantagem obtida na primeira metade do jogo. Mesmo assim, deixou o grito de gol preso na garganta dos torcedores aos 12 minutos, quando Giuliano fez lindo lance e tocou para Alex Teixeira chutar colocado, triscando o poste esquerdo uruguaio.

Para evitar uma possível pressão celeste, Lourenço trocou o santista Paulo Henrique Ganso pelo corintiano Boquita, mais marcador. Diego Aguirre, por sua vez, saco Maurício Pereyra para a entrada de Garcia, jogador com características mais ofensivas, dando a tona do que os últimos 25 minutos do duelo reservariam aos torcedores em Port Said.

Aproveitando os contra-ataques, o time brasileiro quase ampliou em duas oportunidades. Na primeira, Alex Teixeira fez lindo lance e serviu Giuliano, que driblou o goleiro e marcaria um golaço, mas viu a arbitragem parar a jogada, equivocadamente, para marcar impedimento. Na sequência, Alan Kardec deu um corte seco no marcador e chutou forte, mas Rodríguez, mais uma vez, evitou o pior.

No finalzinho do duelo, um pênalti infantil cometido por Souza poderia ter decretado o segundo gol uruguaio, mas Rafael acertou o canto e defendeu a cobrança de Hernández, deixando o placar final mesmo em 3 x 1 para o Brasil.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL 3 X 1 URUGUAI

Local: Estádio Port Said, em Port Said (Egito)
Data:
7 de outubro de 2009, quarta-feira
Horário:
11h30 (de Brasília)
Árbitro:
Marco Rodríguez (México)
Assistentes:
Jose Luis Camargo e Alberto Morin (ambos do México)
Cartões amarelos:
Alan Kardec, Maylsonm Rafael Tolói, Souza (Brasil), Pereyra, Coates, D.Rodríguez, Cabrera, Urretaviscaya (Uruguai)

GOLS:
BRASIL:
Alan Kardec, aos 21, e Alex Teixeira, aos 23 e aos 31 minutos do primeiro tempo
URUGUAI:
Urretaviscaya, aos 36 minutos do primeiro tempo

BRASIL: Rafael; Douglas, Rafael Tolói, Dalton e Diogo; Souza, Maylson (Renan), Paulo Henrique Ganso (Boquita) e Giuliano; Alex Teixeira e Alan Kardec (Maicon)
Técnico:
Rogério Lourenço

URUGUAI: Martin Rodríguez; Marcelo Silva, Adrián Gunino, Leandro Cabrera e Sebastián Coates; Maximiliano Calzada (Viúdez), D. Rodríguez, Nicolás Lodeiro e Mauricio Pereyra (Garcia); Abel Hernández e Urretaviscaya
Técnico:
Diego Aguirre



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação