Superesportes

Defesas 'levantam' Vasco e Fla e 'derrubam' Bota e Flu

postado em 07/10/2009 16:49
O sistema defensivo do momento no Rio de Janeiro é o do Flamengo. O setor do time rubro-negro garante uma histórica série de seis partidas sem sofrer gols no Campeonato Brasileiro. O Vasco também se gaba da boa campanha de seus zagueiros na segunda divisão, diferentemente de Botafogo e Fluminense, dois dos times mais vazados da Série A e que lutam contra o rebaixamento.

A arrancada flamenguista coincide com a chegada do zagueiro Álvaro e o volante chileno Maldonado. Os dois estrearam na vitória sobre o Santo André, no final de agosto, e ainda não sabem o que é perder. O ex-defensor do Internacional, de 31 anos, foi desfalque no clássico contra o Fluminense, mas tem sido apontado pelo técnico Andrade e seus companheiros como peça fundamental na reabilitação.

[SAIBAMAIS]Revelado pelo São Paulo, Álvaro tem passagens por diversos clubes do Brasil e do futebol espanhol. Já Maldonado, de 29 anos, carrega no currículo a experiência de São Paulo, Cruzeiro, Santos e Fenerbahce. Outro que chegou recentemente à Gávea foi o ex-palmeirense David, que desfalcará a equipe por até seis meses por fraturar o osso da face após um choque no Fla-Flu. Compacto, o sexto colocado Flamengo já sonha com uma das quatros vagas para a próxima edição da Copa Libertadores.

O Vasco também tem motivo para enaltecer sua defesa. De todos os 40 clubes das duas principais séries do futebol brasileiro, o time de São Januário é o que menos sofreu gols. Foram apenas 18 tentos, em 28 rodadas disputadas na Série B. A solidez do setor é um dos principais motivos pela liderança no campeonato nacional, com oito pontos de vantagem para o quinto colocado, o Figueirense.

Já no Botafogo e no Fluminense, o assunto é preocupante. Ambos levaram 45 gols cada - terceiro pior desempenho da primeira divisão, atrás apenas de Sport e Náutico, as outras duas equipes que completam com os cariocas a zona de risco. Os alvinegros vêm de uma vitória sobre o Goiás, fora de casa, mas os tricolores amargam uma derrota sobre o rival Flamengo, no Maracanã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação